Luciano Bivar, deputado federal e presidente nacional do União Brasil, anunciou no domingo (31) que não vai mais ser candidato à presidência da República nas eleições deste ano. O anúncio acontece cinco dias antes da realização da convenção que iria anunciá-lo como representante da legenda.
“Resolvi voltar e continuar na Câmara Federal com ajuda de vocês para que a gente possa continuar presidindo o partido com a força que tem nosso partido, nossos parlamentares e todos os que compõem o União Brasil”, disse ele em um evento realizado no Recife, Pernambuco.
Na ocasião, ele ainda afirmou que já existe alguém para assumir sua vaga como candidato à presidência pelo partido: a senadora do Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (União Brasil). “Quero parabenizar meu Senado Federal, na pessoa da senadora Soraya Thronicke, que em breve estará em Pernambuco se apresentando como alternativa para nosso país”, disse ele.
Segundo informações do portal “G1”, o nome da senadora tem sido defendido pelos líderes do partido porque serviria para equalizar os gastos do Fundo Eleitoral. Isso porque a legislação eleitoral diz que existe uma cota mínima de gastos para a candidatura de mulheres.
Propósitos do União Brasil
Ainda no evento, Luciano Bivar destacou que é necessário defender a democracia e este é um dos principais propósitos do União Brasil, que foi criado após a união do PSL e DEM. “Eu tenho absoluta convicção de que nós queremos o que o União Brasil pretende”, começou.
“Dois partidos que se fundiram para dar segurança política, segurança institucional ao país […] A gente precisa, antes de tudo, preservar nossa democracia, a liberdade de tantos jovens que querem realmente prestar seu trabalho e inteligência em desenvolvimento do nosso país”, afirmou.
Hoje, o partido liderado por Luciano Bivar tem a maior bancada no Congresso. Isso faz com que a legenda seja a que mais receberá dinheiro vindo do Fundo Eleitoral. Ao todo, o União Brasil tem direito a R$ 782,5 milhões.
Ainda conforme o portal “G1”, a força do partido é tanta que tem feito candidatos de outras legendas buscarem apoio no União Brasil. Um deles é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo o site, teria inclusive articulado a desistência de Luciano Bivar.
Leia também: Pablo Marçal, coach e influenciador digital, é confirmado como candidato à presidência