O lote residual do Imposto de Renda (IR) já está disponível, e hoje nós vamos passar algumas informações para você saber se vai receber.
Milhares de pessoas que declararam o Imposto de Renda em 2022 ainda estão sem receber as devidas restituições e, depois que a Receita Federal liberou o segundo lote residual, todos querem saber quando e como irão receber a restituição a que se tem direito.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Desta forma, vale a pena continuar a leitura até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre a restituição do IR de 2022.
CAIXA TEM: Veja como ter até R$ 3.000 liberado pelo aplicativo
O que é lote residual do IR?
O lote residual do Imposto de Renda é destinado àquelas pessoas físicas que, por algum motivo, caíram na malha fina durante a análise da declaração, que é feita pela Receita Federal.
Quando isso acontece, o dinheiro da restituição fica restrito no Banco Central até que os cidadãos regularizem suas pendências com o IR e, para que essas pessoas recebam o dinheiro da restituição a que se tem direito, a Receita Federal faz campanhas de pagamento por lotes, que se chamam lotes residuais do IR, que nada mais é do que a devolução do imposto para os cidadãos que já estão em dia com as regras da declaração com a Receita Federal.
PRÊMIO ACUMULOU! Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena; veja o valor da bolada
O que é a malha fina do Imposto de Renda?
A chamada malha fina do Imposto de Renda é quando acontece algum tipo de problema na declaração do IR do cidadão, como por exemplo:
- Quando há divergência de valores apresentados pela pessoa física e pela fonte pagadora;
- Omissão de rendimentos de titulares e de dependentes que constam na declaração do titular;
- Inferência da base de cálculos, que tem como principal motivo as despesas médicas;
- Inferência do imposto devido, acolhimento de produtos acumulados ou informações conflitantes sobre pagamentos de carnês – leão ou impostos complementares, entre outros.
Quando alguma dessas situações acontecem na declaração do Imposto de Renda do contribuinte, o sistema da Receita Federal bloqueia de forma automática o dinheiro da restituição, que só é liberado após a regularização das informações do documento, que deve ser feita pelo titular.
Depois disso, basta esperar até que a liberação dos lotes residuais sejam feitas pela Receita Federal para receber a devida restituição do IR.
VALE-GÁS 2023: Calendário do próximo pagamento já está DISPONÍVEL; veja aqui
Como saber se vai receber o lote residual de IR?
Para saber se você tem direito ao lote residual do IR, que já está disponibilizado desde o dia 28 de fevereiro deste ano, é necessário acessar a página da Receita Federal na internet, e em seguida clicar em “Meu Imposto de Renda”. Então, é só escolher a opção “Consultar a Restituição” para saber se você tem direito a algum valor de ressarcimento para receber.
Ademais, também é possível fazer essa consulta pelo aplicativo da Receita Federal.
Se você tiver valores a receber, então, receberá o pix por meio da chave indicada na declaração.
Agora que você já sabe como consultar se tem direito a algum valor disponibilizado pelo lote residual de IR. Basta seguir as instruções para consultar quando esse dinheiro será depositado em sua conta.