Aqueles cidadãos que estão à espera do lote residual da restituição do IR já poderão realizar a consulta a partir deste dia 24 (terça-feira) após as 10 horas.
Entretanto, o depósito deve ocorrer no último dia do mês (31 de outubro) na conta de 354.509 contribuintes e compreende um montante no valor de R$ 643.259.756,29.
Esse lote deve contemplar um grande número de contribuintes que têm prioridade legal e também aqueles que fizeram a opção pela declaração pré-preenchida ou recebimento através do Pix.
Desse modo, a maior parte desse recurso irá parar nas contas dos contribuintes prioritários.
Quer descobrir como consultar se você está no grupo daqueles que vão receber neste lote residual da restituição do IR? Continue a leitura do texto até o final!
Quem são os contemplados com o lote residual da restituição do IR de outubro?
Conforme mencionamos anteriormente, a maior parte do crédito bancário deste mês de outubro é referente ao público prioritário. Sendo assim, R$ 427.280.878,46 vai contemplar contribuintes que contam com prioridade no pagamento.
Então, 6.106 são pessoas idosas com idade superior a 80 anos. Já 54.438 também pertencem ao público idoso na faixa etária entre 60 e 79 anos. Enquanto 6.491 são contribuintes PCDs (com deficiência física ou mental) ou com alguma comorbidade grave. Também tem o público com rendimento principal advindo do magistério que compreende 16.874 dos contribuintes. Por fim, o restante desse total, 119.040 contribuintes, pertence ao público geral sem nenhuma prioridade legal, mas entraram nesse grupo por optarem pelo modelo de Declaração Pré-preenchida ou ainda por escolher como forma de pagamento a transferência por meio do PIX.
Também vão receber neste lote 151.560 contribuintes que não são prioritários.
Como descobrir se vai receber no lote residual da restituição do IR de outubro?
Primeiramente, cabe reforçar que nesse lote a grande maioria dos contribuintes são prioritários. Contudo, existe a chance de cidadãos que não tem prioridade receber, uma vez que o lote contemplou um pequeno grupo fora desse público.
Dessa forma, se o contribuinte está no aguardo da restituição e quer saber se ela já está à sua disposição, pode descobrir acessando o site da RFB na internet. Uma vez na página, o contribuinte deve escolher a opção Meu Imposto de Renda e clicar em Consultar a Restituição.
O site da receita também traz instruções e apresenta os canais que se destinam a prestar serviço. Sendo assim, é possível realizar uma consulta simples ou uma consulta mais ampla da situação que se encontra a declaração. Para isso, é necessário acessar o extrato de processamento, no portal e-CAC.
Assim, se houver a identificação de alguma irregularidade na declaração, o cidadão pode efetuar a retificação da mesma, atualizando os dados que apresentarem algum erro.
Como agir caso não ocorra o depósito na conta
Por fim, na hipótese de não ocorrer o crédito do lote residual da restituição do IR na conta, se por acaso o contribuinte não tiver saído da malha fina, o valor deve ficar à disposição para eventual saque por um período de até um ano no BB (Banco do Brasil).
Sendo assim, após a regularização, basta fazer o reagendamento do saque através dos canais de contato do banco.
Agora você já pode saber se vai receber neste lote residual da restituição do IR, acesse o site e descubra já. Volte para mais informações.