Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado pelo déficit em comunicação social. A famosa dificuldade em fazer amigos, conversar e olhar nos olhos. É mais que uma simples timidez. Ele é tão abrangente em suas características que usa-se o termo “espectro”. Por ser um tema que ganha cada vez mais destaque, muitas pessoas buscam por livros sobre autismo.
O Brasil 123 separou esse artigo para falar sobre o autismo e a relevância de estudar o assunto através de livros. Continue a leitura para saber mais sobre!
O Cérebro Autista: Pensando Através do Espectro
Com o nascimento de Tempe Grandim, o autismo passou a ser classificado como tal. Estima-se que mais de 70 milhões de pessoas sejam portadoras do espectro e buscam ajuda constantemente. Esse valor é quase 1% da população.
A data da primeira publicação ocorreu no ano de 2013 e se tornou uma grande referência de escritores e estudantes que planejam o TCC. Há cada vez mais esperança em descobrir sobre o tema, principalmente para a área da pedagogia.
A escova de dente azul
Natal chegando e Romeo apenas quer sua escova de dente azul. Surpreende toda a família com esse pedido inovador e estranho. Algumas crianças tinham listas de desejos mais elaboradas e outras preferiam itens mais tecnológicos. Mas o protagonista queria algo diferente e estranho.
O enredo é lindo e mostra a forma com que a família lida com ele. O descobrimento do filho autista e a superação das limitações. É bem pequeno, menos de 50 páginas, promete ser uma leitura fluída e rápida.
Manual do Autismo
Um guia completo para os pais que buscam opções de livros sobre autismo. Ensina a como lidar e superar as dificuldades durante crises. Um guia psicoeducacional essencial para pais e professores.
Dr. Gustavo Teixeira é uma referência internacional sobre o comportamento infantil. Também bastante citado em TCC por sua obra que é uma das mais importantes no assunto.
Tudo começa de forma sutil e é justamente assim que o diagnóstico se torna difícil. Ideal para quem deseja compreender os comportamentos, sinais e tratamentos.
Outra sintonia: A história do autismo
Em 1930, Donald Triplett acabou chamando a atenção pelo comportamento recluso. Com muita capacidade de memorizar e com dificuldades em fazer amizades, teve o diagnóstico anos depois de autista. Foi a partir deste caso que muitas outras famílias entraram em contato com o termo.
E então, possui mais recomendações de Livros sobre autismo? Deixe nos comentários!