Os livros de autoajuda servem como aliados de muitas pessoas, na hora de resolverem seus problemas ou enfrentarem momentos difíceis. Contudo, outras pessoas não gostam deles, nem recomendam a sua leitura por considerarem inválido aquilo que seus autores falam. Saiba mais sobre esse gênero de livros, como eles podem te ajudar e quando você deve ter cautela com a sua leitura, no artigo abaixo.
Livros que você que tem ansiedade deve ler para compreendê-la melhor
Saiba que os autores contam as próprias histórias
Primeiramente, antes de começar a leitura de um livro de autoajuda, saiba que a história contada pelo autor é aquela que ele vivenciou. Ou seja, tudo que ele relata são as experiências dele e a forma que ele enxergou e lidou com a situação.
Pessoas diferentes têm experiências e capacidades diferentes para lidar com cada situação. Por isso, é fundamental não colocar todas as esperanças na boa resolução da história de uma pessoa, que não é você.
Os livros não têm base científica
Livros de autoajuda, por mais que tenham a intenção de ajudar e fornecer meios de superação para os seus leitores, não são baseados em dados comprovados cientificamente. Isso significa que eles são recheados de boas intenções, mas não de soluções infalíveis.
Não siga a risca conselhos de livros de autoajuda
Mesmo que você se identifique com o auto do livro e sua jornada, não siga seus conselhos à risca. Isso porque ele não conhece você, nem os detalhes da sua história. E cada história tem a sua particularidade, que pode mudar todas as decisões de uma pessoa. Por isso, é fundamental separar a história que você leu e os conselhos dados no livro, daquilo que realmente pode ser aplicado à situação que você vive.
Como vencer o medo: superar seus limites é fundamental
Absorva apenas aquilo que for bom
Porque um livro de autoajuda contém uma história muito particular, não significa que você deva ignorá-la. Aplique na sua vida tudo aquilo que for bom para você e que você achar que serve para melhorar a situação que você está vivendo. Soluções parecidas podem dar certo para problemas parecidos e você apenas saberá se tentar.
Entenda os livros como sugestões
Os autores dos livros de autoajuda contam como eles resolveram os problemas pelos quais passaram. Contudo, o que eles fizeram são apenas sugestões para o leitor. Ou seja, você pode escolher fazer, ou não, o que está escrito e tentar várias possibilidades de solução na sua vida. Por isso, leia muitos livros e, caso identifique algo que pode ser positivo, coloque em ação. Se der errado, passe para a próxima tentativa.
Utilize os livros de autoajuda como inspiração
Muitas pessoas conseguem superar desafios e têm, realmente, histórias impressionantes. Se elas forem parecidas com a sua, podem te ajudar a ver que existem soluções para o seus problemas, por maior que eles pareçam. Se você não identifica a sua história no livro, ele pode te ensinar valores e ponto de vistas diferentes do seu. Por isso, é sempre válido ler de livros de autoajuda.