Muitos brasileiros começam o ano pensando nas dívidas e em uma forma de sair do vermelho. Segundo uma pesquisa feita pelo CNC revelou que em 2022 mais de 70% dos brasileiros estavam endividados. Além disso, mais de 20% estavam com alguma conta atrasada e quase 10% não conseguiram quitar suas dívidas. Pensando nisso, preparamos para você 5 dicas de economia. Confira!
Se você faz parte desse grupo e deseja sair dessa situação, saiba que precisará de muito esforço e disciplina em relação aos gastos. Pois, na maior parte das vezes o endividamento se relaciona aos maus hábitos financeiros. A boa notícia é que é possível sair do vermelho para o azul. Confira a seguir cinco dicas para livrar-se das dívidas!
Por que economizar?
O primeiro passo para sair do vermelho é se questionar o motivo para a sua economia. Além disso, precisará saber qual é a motivação para que você guarde dinheiro. Dessa forma, você irá sobrepor o seu pensamento racional sobre o emocional. Pois, definir prioridades e metas claras são a maneira que mais ajudará você pensar na hora de gastar. Portanto, elas serão as principais ferramentas para manter o foco e não extrapolar. Por exemplo, livrar-se das dívidas atuais ou quitar um empréstimo.
Metas
Após definir um objetivo para economizar, você precisará definir metas a curto e longo prazo. As metas a curto prazo irão te manter mais motivado nesse caminho quando você as alcançar. Assim, você conseguirá ver que o seu esforço está dando frutos. Para estabelecer metas de curto prazo, escolha as situações que podem ser mais fáceis de resolver. Por exemplo, pagar as contas básicas como telefone, gás e cozinha, ou até mesmo realizar horas extras no trabalho.
Todavia, lembre-se de sempre manter os pés no chão quando for definir as suas metas. Por exemplo, não coloque como meta realizar diversas horas extras por dia para tentar pagar uma conta até o próximo fim de semana. Com isso, você irá se cansar rapidamente e pode até não conseguir chegar ao seu objetivo.
Acompanhe seus gastos
Você terá que ter conhecimento sobre todo o dinheiro que sai e entra na sua conta durante todo o mês. Para isso, você poderá anotar os gastos em um papel ou planilha. Há ainda alguns aplicativos que fornecem um sistema de organização financeira. Lembre-se de ser sincero na hora de fazer a análise.
Organize por categoria – uma das principais dicas de economia
Aqui você terá que definir quais são os gastos que você faz sempre ou não, ou seja, fixos e variáveis. Dessa forma, terá que separar o necessário para cumprir os gastos fixos. Por exemplo, luz, água, telefone e internet. Por outro lado, os gastos variáveis irão depender do restante do dinheiro. Logo, não significa que você deverá parar de sair e se divertir. Mas, terá que realizar suas atividades de prazer dentro do orçamento disponível.
Faça um orçamento mensal
Existe uma forma de você realizar uma distribuição entre os gastos. Esse método é conhecido como 50/30/20. Dessa forma, você terá que distribuir metade (50%) do seu dinheiro para gastos fixos. Em seguida, 30% serão para gastos variáveis e o restante (20%) serão uma reserva. Essa reserva poderá ser aplicada em pagar uma conta atrasada, por exemplo.