As moedas virtuais se tornaram um grande destaque em boa parte da economia do Mundo, e assim como várias outras, a Litecoin também tem papel importante nessa valorização. Foi projetada para fazer pagamentos seguros e rápidos e com baixo custo.
Ela se tornou a segunda criptomoeda mais popular, e o seu sucesso podia ser facilmente visto, com simplicidade. Em janeiro deste ano, a moeda foi considerada uma das mais aceitas no mundo todo, por várias lojas e comércios.
O que é Litecoin (LTC)
A criptomoeda foi criada com base no mesmo protocolo do Bitcoin, mas no que diz respeito aos algoritmos de hashing, o limite máximo para tempo de transação inclui outros fatores Ela tem tempo de bloco de 2,5 minutos e taxas bem baixas, e que a torna uma ótima opção para fazer transações de pagamento.
A Litecoin foi lançada em outubro de 2011, e desde então, explodiu no mercado, passando a ser aceita inclusive por comerciantes. Está reconhecida como as 10 principais criptomoedas com capitalização no mercado.
História
Criada por Charlie Lee, um dos pioneiros a adotar criptomoedas na indústria, foi também um dos principais mineradores de Bitcoin. No começo, o cientista da computação, também atuava como engenheiro de software do Google, e em 2015 e 2017 ocupou o cargo de diretor de engenharia na Coinbase. Se tornou um dos maiores defensores das criptomoedas, sendo também mais tarde um dos diretores de gerenciamento da Litecoin Foundation.
Valor e capitalização
A quantidade de Litecoin em circulação aumenta a cada dia com novos blocos minerados. Até janeiro de 2021, havia cerca de 66.245 milhões de moedas mineradas, para um total máximo de 84 milhões. A empresa estima que deve levar mais de 100 anos para diluir totalmente a criptomoeda, uma vez que elas são mineradas por blocos.
Apesar de tudo isso, existe um ativo que é distribuído e os desenvolvedores não recebem o lucro diretamente por cada operação de Litecoin, como parte regular do processo de mineração. Atualmente o preço está em R$ 1.156,94, tendo 0,78% de dominância no mercado, e está em 9° lugar no ranking.