Ter uma dívida certamente tira o sono do cidadão. E o pior é quando não se tem uma projeção de quando será possível solucionar a situação.
No entanto, para uma boa parcela dos brasileiros endividados, está chegando o momento de ter o tão esperado alívio.
Afinal, já está bem próximo o novo programa do governo federal, através do qual será liberada a renegociação de dívidas para que esses brasileiros saiam finalmente do vermelho.
Siga a leitura para ter mais detalhes sobre a medida.
SAIU! Autorizado o depósito do LUCRO DO FGTS; veja quando cai a grana
Programa Desenrola promete ajudar quem tem dívida
Recentemente, o governo federal divulgou as regras de participação do Desenrola, programa que promete acabar com a inadimplência dos brasileiros.
Em resumo, o benefício vai fazer com que dois grupos de pessoas tenham acesso à quitação de suas dívidas.
Contudo, de acordo com as regras que foram divulgadas, apenas as dívidas que foram adquiridas nos últimos cinco anos poderão ser quitadas em um primeiro momento.
Em outras palavras, quem possui débitos de 2019 para trás, não poderá participar do programa.
Ainda mais, vale destacar que o benefício tem o intuito de ajudar principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por esse motivo, há faixas que solicitam que o cidadão esteja inscrito no Cadastro Único, mas há também aquelas que não exigem essa ação.
Assim, conforme as projeções do governo, o Desenrola deve beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas em situação de inadimplência.
Leia também: ANTECIPAÇÃO do Bolsa Família de julho está CONFIRMADA! Veja quando chega a grana
Faixas do programa
A faixa 1 foi pensada para ajudar as pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, podem participar pessoas que tenham o registro no Cadastro Único, bem como aquelas que recebem, no máximo, dois salários mínimos federais por mês.
Já na faixa 2, encontram-se aqueles que possuem dívidas de valores acima dos R$ 20 mil. Nesse caso em específico, o prazo para pagamento é de doze meses, o que aumenta o período que os cidadãos terão para quitar as dívidas de forma adequada.
Veja ainda: VITÓRIA! Nova rodada do Vale Gás tem data marcada! Veja quando começam os pagamentos
Adesão dos bancos
Por fim, cabe mencionar que algumas instituições já sinalizaram a participação no Programa Desenrola, reconhecendo a importância do processo da negociação de dívida.
A saber, são eles: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Confira também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana