O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que está realizando revisões em benefícios, ou seja, reavaliando os beneficiários que recebem algum valor através do órgão. Isso significa que, quem estiver recebendo benefícios de forma irregular, terá o valor cancelado. Pagamentos irregulares, agora, serão acertados e as pessoas deixarão de receber. E, mesmo que você cumpra todos os requisitos para o recebimento, o cancelamento também acontecerá com você, caso sua situação cadastral esteja errada.
Se você possuir dados cadastrais incorretos, ou mesmo desatualizados, então provavelmente cairá na lista de revisão do INSS. Saiba se você está entre as pessoas que estão sob análise, utilizando para isso as informações do artigo abaixo!
Porque a lista de revisão é necessária
Quando o INSS realiza essas listas de revisões, está buscando, na verdade, evitar fraudes nos pagamentos dos auxílios que ele fornece, bem como nas aposentadorias ou pensões. Isso porque muitas pessoas podem continuar a receber os valores aos quais tinham direito, mesmo depois de perdê-lo, evitando que outras pessoas, que realmente precisam, o recebam.
Portanto, a ideia com as análises dos perfis é manter recebendo apenas quem realmente precisa do dinheiro e está regularizado perante o órgão. O período no qual haverá essa lista de revisão deve acontecer por 6 meses e ainda não foi informado quando será o seu início. No entanto, é certo que ele vai acontecer.
Por isso, aquelas pessoas que recebem benefícios ou valores através do órgão, devem se preocupar com a sua situação, ou podem perder o dinheiro mensal. O que se sabe sobre essa lista de revisão, é que ela começará pelos integrantes mais novos do benefício, seguindo para os mais velhos. No entanto, todos serão avaliados.
Quem serão os principais revisados
O INSS informou que aquelas pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-doença e auxílio-acidente, bem como aquelas pessoas com deficiência e situação de vulnerabilidade, serão as principais avaliadas. Dessa forma, é preciso evitar cair na lista de revisão do INSS mantendo os dados cadastrais atualizados. Caso haja qualquer tipo de irregularidades, esse é o momento certo para corrigi-las.
E é muito importante que todos os beneficiários tenham acesso ao aplicativo MEU INSS para conseguirem se manter atualizados a respeito de informações sobre o procedimento. Outra forma de manter-se atualizado é utilizando o contato oficial do INSS, que é o número 135, e tirando suas dúvidas por lá.
Não caia no golpe!
Nessas épocas nas quais há movimentações diferentes em órgãos como o INSS, como no caso da lista de revisão do INSS, há muitos aproveitadores que contatam os beneficiários. Suas intenções são diversas, mas, geralmente, visam conseguir dados do beneficiário e tentar obter o valor em benefício próprio. Portanto, é preciso estar atento.
O INSS já informou e reforçou, por vezes, que o órgão não contata a ninguém através de ligações, mensagens de SMS, mensagens de aplicativo como o WhatsApp ou nenhum outro. Dessa forma, caso você receba uma mensagem afirmando ser do órgão, mesmo que tenham algum dado seu, como o nome, jamais passem mais dados a essas pessoas. Não forneçam endereço, dados pessoais, contas de banco, ou nenhum outro que seja solicitado a fazê-lo. Atenha-se aos canais de comunicação oficial, que são o site, o aplicativo e o telefone do INSS.