O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 23/21, PEC dos Precatórios, na madrugada desta quinta-feira (4), vai permitir atender às famílias vulneráveis com o programa social Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família.
“A Câmara hoje mostrou compromisso com os mais desfavorecidos. Conversamos muito internamente, como também com todos os segmentos. Buscamos atender as demandas de cada grupo e, principalmente, acolher aqueles que sofrem com a fome e desemprego”, afirmou.
“Num esforço de pós-pandemia e retomada, com tantos vulneráveis e programas sociais chegando ao fim, o Brasil seguirá sem deixar ninguém para trás. Sensibilidade, compromisso e responsabilidade social devem andar juntos”, disse o presidente.
Próxima etapa para votação dos Precatórios
Lira projeta que a Câmara pode concluir a votação da PEC até terça-feira (9).
Ainda mais, o Plenário também deve ter uma sessão deliberativa na segunda-feira (8) para votar outras propostas, incluindo projetos para o meio ambiente e medidas provisórias.
O presidente da Câmara celebrou o apoio de parlamentares da oposição, incluindo deputados do PSB e do PDT:
“O PDT participou da confecção de um acordo com representantes da educação do Nordeste”, reconheceu.
No entanto, o presidente da Câmara lamentou a pressão de alguns governadores contra a aprovação da PEC.
“Alguns governadores realmente trabalharam contra, mas isso é da democracia. A gente tem que entender. Tiveram realmente muitas pressões de governadores em cima de deputados da base nos estados, mas se mantiveram firmes e votaram.”
Arthur Lira considera que a prioridade para dívidas do Fundef foi importante para aprovação da PEC.
“O acordo do Fundef foi importante, como todos os acordos que foram feitos. Dá uma claridade na situação, deixa claro também que nunca foi vontade desta Casa perseguir professor. Não tínhamos relação com professor, a relação que estamos votando é de governo federal com governos estaduais e governos municipais”.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Confira ainda: Pix no Caixa Tem: Veja como movimentar o saldo com essa operação