A rede social passou a permitir que empresas divulguem vagas de empregos para minorias na plataforma. Há duas semanas atrás um anúncio direcionado à negros e indígenas foi retirado do ar pelo LinkedIn.
A atitude da rede social gerou repercussão e se tornou alvo de ação civil pública de quatro instituições, Educafro, Frente Nacional Antirracista e do Centro Santo Dias de Direitos Humanos.
Nota Oficial
Em nota, o LinkedIn se manifestou e voltou atrás na decisão. Confira alguns trechos do documento publicado pela rede social.
“O LinkedIn proíbe a discriminação em anúncios de emprego com base em características protegidas, incluindo idade, sexo, deficiência, religião, etnia, raça e orientação sexual. No entanto, em uma jurisdição onde isso seja legalmente aceito, o LinkedIn pode permitir anúncios cuja linguagem expresse preferência por pessoas de grupos historicamente desfavorecidos em processos de contratação naquele local.
No Brasil, agora são permitidas vagas afirmativas, inclusive para pessoas negras e indígenas. Avaliaremos nossas práticas em outros países conforme apropriado com base em suas leis, práticas de contratação e circunstâncias locais. Fazer a coisa certa é importante e estamos comprometidos em continuar aprendendo e melhorando”.
A empresa ainda afirmou que qualquer usuário poderá denunciar anúncios de vagas que possam ser discriminatórios. Após ser notificado, o LinkedIn revisará os conteúdos e removerão aqueles que realmente infringirem as diretrizes da plataforma
Pesquisa do LinkedIn mostra as 25 profissões com maior destaque em 2022
Confira, abaixo, o ranking completo das profissões mais requisitadas em 2022, de acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn.
- Recrutador especializado em tecnologia
- Engenheiro de confiabilidade de sites
- Engenheiro de dados
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gestor de tráfego
- Engenheiro de machine learning
- Pesquisador em experiência do usuário
- Cientista de dados
- Analista de desenvolvimento de sistemas
- Engenheiro de robótica
- Desenvolvedor back-end
- Gerente de engajamento
- Gerente de equipe de produto
- Engenheiro de Quality Assurance
- Consultor de gestão de dados
- Líder de experiência do cliente
- Analista de design
- Analista de soluções
- Analista de gestão de riscos
- Consultor de design de produto
- Coordenador de vendas internas
- Enfermeiro intensivista
- Designer de conteúdo
- Instrutor de agile
Veja também: Lojas Avenida: Veja as vagas de emprego disponíveis com salários entre R$ 1.185 a R$ 4.300