Pessoas com o nome sujo (ou negativado) têm maior dificuldade em conseguir empréstimos, ainda que isso não seja impossível. Entretanto, há bancos grandes, como a Caixa Econômica Federal, que possuem linha de crédito para negativados. E isso acontece porque, para solicitar esse crédito, não é preciso realizar consulta do CPF. Mas, como isso é possível? Você entenderá melhor ao acompanhar o artigo abaixo.
Entenda como funciona essa linha de crédito
A maior dificuldade encontrada pelos negativados, ao buscarem por empréstimo, é a consulta ao seu CPF. Isso porque é muito difícil encontrar instituições financeiras que liberem crédito a devedores. Por isso, quando uma instituição financeira vai emprestar dinheiro, ela realiza a consulta em órgãos como o SPC e SERASA para verificar a credibilidade do cidadão em relação ao cumprimento com seus compromissos. Esse não é o caso dessa linha de crédito da CAIXA.
Ela se caracteriza pela utilização da penhora de itens do interessado como garantia para a realização do pagamento. Portanto, uma pessoa pode levar à CAIXA para penhorar um item de valor, conseguindo em troca o valor que deseja como empréstimo. Se o devedor não quitar a dívida, então a CAIXA fica com o objeto e pode revendê-lo, para obter o valor emprestado.
O que é aceito para a penhora
São muitos os itens de valor que a CAIXA aceita para liberar a linha de crédito para o devedor. Os objetos variam de joias (pérolas, ouro, prata, diamantes), pratarias, relógios e vários outros. Entretanto, não basta apenas levar o objeto ao banco e informar um valor: é preciso que ele passe por avaliação de especialista, para atestar o seu valor. O valor do empréstimo será dado conforme o valor atribuído ao objeto penhorado.
Como solicitar crédito na CAIXA
A solicitação de crédito mediante a linha de crédito para negativados na CAIXA, apenas é possível ser feita de forma presencial. Portanto, aqueles que desejam pegar um valor emprestado com o banco devem procurar pela agência mais próxima e que realiza esse tipo de serviço, comparecendo a ela para entregar o objeto a ser penhorado.
Para encontrar a agência mais próxima, basta realizar consulta no site da CAIXA, selecionando no “Tipo de atendimento” a opção “Agências com penhor”. Assim, deve-se preencher o que for solicitado, como cidade, estado e endereço, para obter as agências mais próximas.
O comparecimento pessoal deve ser feito com documento de identificação do solicitante, que tenha foto. Também é preciso que ele leve o CPF e o bem que será penhorado para garantia de pagamento. O comprovante de residência é outro documento fundamental a ser apresentado.
Quando o valor é liberado
Para conseguir o dinheiro dessa linha de crédito da CAIXA, ela fará a avaliação do objeto deixado como garantia. Após confirmar o seu valor, então o dinheiro será liberado. O cliente que solicitou o empréstimo poderá ter de volta o seu objeto de valor assim que terminar de quitar a dívida. Já o não pagamento do valor fará com que o bem vá a leilão.