Quer tirar algumas dúvidas sobre limite pessoal? É muito importante ficar ciente de tudo que cerca a sua vida financeira. Existem muitas opções para facilitar a sua vida e gerar alguns recursos quando necessário. Por isso, o ideal é saber como usar o limite pessoal, além de ter em mente a hora certa de usar. E com o que usar? Conheça as regras e tenha as respostas dessas perguntas. Hoje, o Brasil 123 vai falar mais sobre isso. Confira.
Então, o que seria um Limite Pessoal?
O limite pessoal, também conhecido pelo nome de Limite de Crédito Pessoal, é nada mais que um empréstimo. Ele é feito pelos próprios clientes do banco. Às vezes é até mais fácil, porque fazem uma análise da conta do cliente por meio da renda do usuário Dessa forma, isso acaba sendo um caminho mais fácil. Com ele, se pode escolher o valor do empréstimo, seja todo o disponível ou somente o que for necessário no momento para você.
O Limite Pessoal é diferente do empréstimo. O pagamento dos juros só começa a partir do momento que o dinheiro é usado. Dessa forma, geralmente os bancos não negam o limite pessoal, mas também não são obrigados a dar um determinado valor. Por isso, em algumas situações, um empréstimo de 5 mil é aprovado, enquanto que outro não.
As regras do limite pessoal
As regras do limite pessoal são similares às do empréstimo. Por isso, é possível usá-lo da forma que bem quiser, seja na compra de um saco de ameixa ou até mesmo uma casa. Dessa forma, não existe uma regulamentação do seu uso, então se pode dar asas à imaginação. Entretanto, tem que ficar de olho, porque podem negar caso suas informações pessoais não estejam nos conformes.
Eu contratei, mas o que eu faço agora?
Por não ter uma regulamentação com o seu uso, você pode usá-lo de várias formas. Ele pode se movimentar por meio de cheque, saque em caixas eletrônicos e, também, por meio de transferência bancária entre contas. Porém, tome cuidado ao pegar o seu limite pessoal, senão terá que devolver o dinheiro ao banco com as famosas taxas de juros. Ao mesmo tempo, tem que observar a sua vida financeira, porque essa fácil aquisição também traz alguns problemas. Então, a falta de preparação com a vida financeira pode lhe colocar numa grande piscina de dívidas.
Vale a pena usar?
Vale, mas geralmente para usos mais específicos, como quitar os juros do cheque especial ou outras dívidas maiores. Só que, tal como um empréstimo normal, ainda é necessário ter uma visão da sua vida financeira. Você precisa comprovar que pode arcar com a dívida que você vai adquirir ao usar seu limite pessoal. Porém, tome cuidado com os sites que prometem uma taxa mais baixa de juros, para não cair numa armadilha.