Quem está acompanhando o consignado do Auxílio Brasil desde o seu lançamento sabe que vêm surgindo problemas relacionados a ele. Desde pessoas reclamando de descontos indevidos até, por último, a suspensão dos empréstimos devido à notificação da CAIXA pelo TCU. Nesse momento, ele está suspenso e a liberação do consignado do Auxílio Brasil apenas acontecerá novamente após o 2º turno das eleições. Entenda por que isso está acontecendo, mediante a leitura do artigo abaixo.
O que é o consignado do Auxílio Brasil
No momento, aguarda-se a nova liberação do consignado do Auxílio Brasil. Mas aquelas pessoas que ainda não sabem o que é e como funciona o empréstimo podem aproveitar o momento de pausa para ficar por dentro. O consignado é uma liberação de valores que acontecerá através de alguns bancos autorizados pelo Governo Federal.
Essa liberação será feita através de empréstimo, que terá juros e taxa, para as pessoas que recebem o Auxílio Brasil. No entanto, cada banco possui seus próprios juros e taxas. Além disso, o consignado acontece mediante o desconto direto nas parcelas. Isso significa que, ao solicitar o empréstimo, o beneficiário do auxílio não mais receberá a parcela inteira, e sim com o desconto das parcelas do empréstimo.
O consignado chega como uma solução financeira para muitas famílias que estão em momentos de dificuldade. Entretanto, é importante se atentar a ele porque é um empréstimo, ou seja, um endividamento que se se faz. E isso pode prejudicar a saúde financeira das famílias que recebem o Auxílio Brasil
Por que houve a suspensão?
Um dos motivos pelos quais o TCU pediu a suspensão da concessão do empréstimo é o fato de que ela aconteceu em ano eleitoral. E isso, como sabido, infringe leis eleitorais, se restar comprovado que ele foi criado para fins de conquistar votos.
Por isso, o TCU notificou a CAIXA para que ela forneça documentos e explicações que comprovem que a intenção da criação do consignado é beneficiar as pessoas.
Além disso, o TCU apresentou preocupação com relação ao endividamento da população. Isso porque o dinheiro será de fácil acesso àquelas pessoas beneficiárias do Auxílio Brasil, que podem acabar por realizar o empréstimo, mesmo sem necessidade.
As pessoas que realizarem o empréstimo terão a renda familiar comprometida, uma vez que o auxílio não será mais recebido por inteiro. Mas, ainda, se elas perderem o direito ao benefício que recebem do Auxílio Brasil, continuarão tendo que arcar com a dívida. E isso pode gerar complicações financeiras para famílias já carentes.
Quando haverá liberação do consignado do Auxílio Brasil?
Após a notificação que a CAIXA recebeu, ela suspendeu a linha crédito para cumprir ao que foi recomendado. Por isso, a liberação do consignado deve acontecer apenas após ter passado o segundo turno das eleições, no próximo domingo, dia 30/10/2022. Aquelas pessoas que ainda estão em busca de empréstimos relacionados ao Auxílio Brasil podem procurar por outros brancos que prestem o serviço.