A LC (Letra de Câmbio) é uma opção de investimento em renda fixa pouco conhecida entre os investidores. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos dizer o que é a Letra de Câmbio e quais os tipos existentes no mercado, para que você conheça e tenha mais uma opção de investimento.
O que é Letra de Câmbio?
A Letra de Câmbio é um investimento de renda fixa, e assim, apresenta as características de ser um investimento seguro e possuir rendimentos maiores do que as suas concorrentes: CDB, LCI e LCA.
A LC é emitida por instituições financeiras, que utilizam os recursos para emprestar para os seus clientes. Por ser emitida por instituições financeiras, representam maior risco em captar recursos, e assim, apresenta taxas de rendimento maiores para os clientes.
Outrossim, supera muitas vezes os rendimentos de outras aplicações de renda fixa, se transformando uma excelente opção para diversificar a carteira de investimentos.
A segurança oferecida pelas Letras de Câmbio, se deve pela cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma proteção para os investidores, que possibilita a recuperação de créditos conservados em uma instituição financeira até um limite verificado, em caso de liquidação ou falência da instituição financeira.
Quais são os tipos de Letras de Câmbio existentes no mercado?
Existem basicamente três tipos de Letras de Câmbio no mercado financeiro. São eles:
LC Prefixadas
O investidor tem clareza na aquisição da Letra de Câmbio, qual será o valor que irá receber ao final do prazo contratado: o valor investido, mais os juros prefixados. Logo, arrisca pouco, mas não está sujeita as oscilações da inflação.
Dessa forma, as LCs prefixadas podem ser um bom investimento quando as taxas de juros estiverem em queda, mas, caso contrário, terá rentabilidade menor.
LC pós-fixada
O investidor, ao adquirir este tipo de LC, saberá somente que irá receber o seu investimento de volta, mais a rentabilidade de um indexador, que normalmente é a Taxa SELIC ou o IPCA. A diferença entre as LCs prefixadas e pós-fixadas é justamente que na segunda, ele sabe que irá receber uma rentabilidade, mas não sabe qual é o valor.
Então, se a taxa de juros for alta, este tipo de LC tem a possibilidade de apresentar maior rentabilidade, caso contrário, apresentará menor rentabilidade.
Concluindo, este tipo de LC acompanha a inflação, e assim, o investidor não perde o poder de compra do dinheiro investido.
LC Híbrida
É uma mistura dos outros dois tipos de LC, ou seja, uma parte do rendimento é prefixada e outra parte é pós-fixada.
Desse modo, se houver alta nas taxas de juros, protege o rendimento do investidor, mas não permite ganhos muito altos. Se houver queda nos juros, a rentabilidade se torna atrativa, entretanto, não é tão alta.
As Letras de Câmbio se tornam um bom investimento para diversificar a carteira de investimentos. Para isso é necessário realizar um aporte inicial de R$ 30.000,00.
Mas cuidado: a liquidez não é imediata, isso que difere das outras maneiras de investimento de renda fixa.