O mercado de renda fixa no Brasil é bastante vasto e, com isso, você tem diversas opções para investir. Uma delas é a Letra de Câmbio que, ao contrário do que o nome sugere, não tem nada relacionado a moedas estrangeiras, como dólar e euro. Isso porque o título está atrelado a empréstimos no setor financeiro e, em vez de pagar juros, o investidor ganha dinheiro com esse investimento.
Por isso, hoje vamos falar sobre a Letra de Câmbio, um dos melhores investimentos no Brasil atualmente. Vale lembrar que para investir nesses ativos você precisa entrar em contato com a sua corretora e solicitar os produtos disponíveis. Ainda, é preciso ficar atento aos prazos e à remuneração, como falaremos a seguir.
O que é uma Letra de Câmbio?
A Letra de Câmbio é mais um dos inúmeros instrumentos de renda fixa do mercado brasileiro. Contudo, ele funciona de forma bastante semelhante a outros ativos, já que o investidor empresta dinheiro para empresas. O que muda é a instituição que receberá o valor, já que, nesse produto, você empresta dinheiro para financeiras.
Com isso, você empresta dinheiro para empresas que lidam com empréstimos. Isso porque as sociedades financeiras emprestam dinheiro para pessoas físicas e jurídicas e, com isso, também ganham. Dessa forma, ao emprestar o seu dinheiro, a empresa pode emprestar ainda mais para seus clientes, o que gera juros que serão pagos a você. Vale lembrar que existem três formas de você ganhar: rendimentos ligados ao CDI, à inflação ou, ainda, rendimentos prefixados. Por isso, investir na Letra de Câmbio pode ser uma excelente forma de você ganhar dinheiro sem fazer nada.
Apesar disso, existem alguns detalhes que você deve levar em conta antes de investir nesses produtos. Isso porque existem carências, que devem ser respeitadas.
Cuidado ao investir
Mesmo que a Letra de Câmbio seja uma excelente forma de fazer dinheiro, você precisa ficar atento a alguns detalhes. Isso porque você precisa, necessariamente, investir por um prazo determinado para ter acesso ao dinheiro. Ainda, não é possível resgatar antes do vencimento, mesmo que você precise muito do dinheiro.
Por isso, existem diferentes prazos para investir na Letra de Câmbio. Os mais comuns são os investimentos de um, dois, três e cinco anos. Apesar disso, você consegue achar investimentos dessa modalidade com 90 ou 180 dias. Além disso, a diferente remuneração também influencia no prazo, já que entre prazos maiores e menores, a remuneração preferida é outra. Para quem investir por anos, é indicado que busque remunerações atreladas à inflação. Para o curto prazo, é preferível investir na Letra de Câmbio prefixada.
Além disso, é importante ressaltar que há a incidência de imposto de renda. Por isso, quanto maior o prazo, menor é a alíquota do imposto retido na fonte. Ainda, você precisa ficar atento ao valor mínimo, já que, muitas vezes, a Letra de Câmbio tem aporte mínimo de R$1 mil.