Se a lentilha engorda ou emagrece, concentre-se em suas proteínas e fibras! Presentes em grandes quantidades nesses grãos (e outras leguminosas), as proteínas de origem vegetal são insuficientemente consumidas em nosso país, em comparação às proteínas animais, que são ingeridas em excesso e muitas vezes associadas a altas doses de gorduras.
Assim, agora está estabelecido que leguminosas, como lentilhas, são um bom substituto para aqueles que não comem carne ou que desejam reduzir seu consumo, e que todos se beneficiam ao cozinhar com mais regularidade, pelo menos uma vez por semana.
Lentilha engorda ou emagrece?
A lentilha ajuda a emagrece: é fato! Isto porque possui um alto teor de fibra. Portanto, é saciante e estimulante para o sistema digestivo, mas também benéfico para o bom envelhecimento.
Quem consome lentilhas, evita um bom número de patologias crônicas, como hipertensão, diabetes, demências ou doenças cardiovasculares. Finalmente, as lentilhas fornecem um grande número de minerais que muitas vezes nos faltam na dieta excessivamente industrial. Como, por exemplom ferro, mas também cobre, fósforo, zinco e manganês. Bem como vitaminas do grupo B e particularmente B9, essencial para o humor e a serenidade.
Seu baixo índice glicêmico o torna um alimento de escolha para perder peso, mas também para pessoas com diabetes tipo 2. Por isso, agora que você sabe se lentilha engorda ou emagrece, o ideal é conferir uma qualidade de vida com uma boa alimentação.
Além disso, consumir lentilhas e outras leguminosas reduz a porcentagem de gordura no corpo e, na verdade, diminui os desejos, que não são apenas uma questão de vontade e motivação!