O leite materno é o primeiro e principal alimento do bebê nos primeiros meses de vida. Apesar de algumas mães não conseguirem amamentar seus bebês e optarem pela fórmula, nada substitui 100% o leite materno. Mas de quê é composto o leite materno e quais os benefícios para o bebê? É isso que você vai descobrir por meio da leitura deste post.
À medida que a criança se desenvolve ela adquire necessidades específicas, portanto, o leite materno sofre alterações para que possa atender as necessidades nutricionais do bebê em cada fase de seu desenvolvimento. Até os seis meses de vida é imprescindível que a criança se alimente apenas de leite materno (ou fórmula, se for o caso), mas a mãe pode ofertar o leite de forma complementar até os dois anos de idade da criança.
De quê é composto o leite materno?
Como mencionado anteriormente, o leite materno passa por algumas transformações para atender às necessidades nutricionais específicas de cada fase da criança. Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, o leite produzido pela mãe é denominado colostro, ele costuma apresentar uma cor voltada para o amarelo, além de ser mais consistente.
Esse leite fornece ao bebê alguns componentes do sistema imune, protegendo-o de infecções viróticas e bacterianas. Depois, quando o bebê possui aproximadamente cinco dias de vida, a composição do leite sofre uma alteração (leite de transição), o que faz com que ele possua mais gordura que na composição anterior, contribuindo para o desenvolvimento da criança.
Após a fase do leite de transição há a fase do leite madura. Essa é a última fase do leite materno, então, o leite maduro é utilizado durante todo o resto da amamentação, pois possui todos os nutrientes dos quais o bebê precisa para se desenvolver bem.
Benefícios do leite materno para o bebê
O leite materno, além de ser o principal alimento para os bebês, proporciona inúmeros benefícios aos pequenos. Veja:
Fortalece a imunidade
Como mencionado anteriormente, o leite fornece ao bebê alguns componentes do sistema imune: os anticorpos. Isso faz com que o bebê fique mais resistente a infecções e outros problemas de saúde, como pneumonia, gripes, dentre outros.
Previne obesidade
O aleitamento materno também evita que o bebê sofra com problemas relacionados ao aumento de peso, como a obesidade. Isso porque o leite possui propriedades anti-inflamatórias que fazem com que as crianças que foram amamentadas tenham menores chances de desenvolver a doença.
Protege o coração
Alguns estudos mostram que o leite materno atua de forma bastante positiva na regulação da pressão arterial dos bebês, bem como na mãe. Isso faz com que a saúde do coração, tanto da criança quanto da mãe, fique estável.
Desenvolve o sistema nervoso
Durante a amamentação a mãe fornece ao seu filho uma substância denominada DHA. Essa substância compõe as células do sistema nervoso, de modo que a comunicação intercelular fique facilitada. Isso é fundamental nos primeiros anos de vida da criança, pois é nessa fase que o cérebro se desenvolve.
Agora que você já sabe como o leite materno é importante para o bebê, não deixe de oferecê-lo ao seu filho, caso você possua condições para isso.