Os males causados pelo tabaco não se limitam ao câncer de pulmão, dentre outras doenças respiratórias, afinal, a queda da imunidade ocasionada por este ato, pode levar o indivíduo a apresentar inúmeras condições que afetam todo o organismo.
Isso ocorre, devido ao fato do cigarro levar diversas substâncias tóxicas ao corpo, inclusive, muitas delas são responsáveis por reduzir a absorção de vitaminas e minerais, tornando o indivíduo mais suscetível às doenças.
Para evitar mais agravações do cigarro, sem dúvidas, abandonar o vício é a estratégia mais recomendada, entretanto, o processo pode ser longo e muitas vezes sem sucesso. Diante disto, seja para quem está largando o vício ou ainda não pensa em deixar o tabaco de lado, vale a pena apostar em uma alimentação específica, que reduz alguns danos causados pelo cigarro.
Veja agora quais os alimentos, que devem ser priorizados por fumantes e para quem está se livrando do hábito.
Laranja
O tabaco possui substâncias que ocasionam o desabastecimento da vitamina A no organismo, portanto, priorizar alimentos ricos neste nutriente é essencial aos tabagistas. Além da vitamina A, a laranja também é rica em vitamina C, que atua como forte antioxidante, benefício ideal para quem fuma, já que o cigarro é um agente do envelhecimento precoce da pele.
Outros nutrientes da laranja incluem sais minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B.
O ideal é consumir duas laranjas por dia, a fim de garantir a quantidade de vitaminas A e C suficientes ao organismo.
Leite
Alguns estudos recentes apontam o leite e seus derivados como responsáveis por eliminar aos poucos a nicotina do organismo.
Além disso, essa proteína ainda interfere no sabor do fumo, o que pode ser um estimulante para ir abandonando o hábito.
O leite ainda contribui para o fortalecimento dos ossos e musculatura, já que é fonte de cálcio, boflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como o fósforo, potássio, zinco e magnésio.
Castanha-do-pará
Outro alimento estratégico para garantir mais qualidade de vida entre os fumantes é a castanha-do-pará. Isso porque a oleaginosa contém antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, já enfraquecido pelo tabaco.
Além disso, ela é rica em selênio, mineral que age na prevenção de tumores, umas das principais ocorrências do tabaco.
Óleo de Linhaça
Seguindo com os alimentos estratégicos para os fumantes, o óleo de linhaça se integra muito bem nesta lista.
A substância ajuda a ativar o hormônio da serotonina, que garante a sensação de bem estar e felicidade. Sensações estas, muitas vezes buscadas através do cigarro.
O óleo de linhaça ainda é rico em ômega 3, que pode ajudar a combater os radicais livres trazidos ao organismo pelo tabaco.
Chá de Ervas
E por fim, mas não menos importante, o chá de ervas pode ser integrado com muita eficiência na dieta dos fumantes.
A bebida pode ser usada em substituição ao café, já que a cafeína é um famoso estimulante da vontade de fumar.
Por ser natural, irá garantir benefícios ao organismo, de acordo com a erva utilizada. Para os fumantes, abusar de ervas calmantes como a Camomila, pode ser o mais recomendado, visto que o hábito está ligado ao estado de estresse e ansiedade.
Veja também: Os malefícios do cigarro para a saúde bucal