A macadâmia, também conhecida como noz de macadâmia é um fruto do grupo das oleaginosas. Assim como a castanha e a amêndoas, pode ser comida pura ou usada para fazer leite vegetal. Além disso, é comum ver produtos de beleza feitos do fruto. Abaixo você confere alguns benefícios do leite de macadâmia e como fazê-lo!
Benefícios
Seguem alguns benefícios do leite de macadâmia:
- rico em fibras;
- não contém lactose;
- rico em proteínas;
- boa quantidade de potássio, fósforo, magnésio e cálcio;
- protege contra o diabetes e doenças do coração;
- não contém glúten;
- ajuda a emagrecer.
Apesar de ser um fruto bastante calórico, possui ômega 7, que ajuda a produzir enzimas responsáveis pela queima de gordura e reduzir o acúmulo de gordura. Por ser rica em fibras e proteínas, proporciona sensação de saciedade e reduz a fome.
Leite de macadâmia
Para fazer o leite de macadâmia será preciso apenas dois ingredientes. Separe cerca de 100 gramas de macadâmias cruas e sem sal e 3 xícaras de chá de água filtrada.
Deixe o fruto de molho em água por 8 horas. Descarte a água, lave a macadêmia e coloque no liquidificador com a água filtrada. Bata bem até triturar os frutos. Após, coe com pano de prato ou coador e pronto! Se quiser adoçar, pode colocar açúcar ou tâmaras.
É aconselhável guardar o leite de macadâmia dentro de um recipiente de vidro, na geladeira. O leite pode ser consumido com vitaminas, café, bolos, dentre outras receitas.
Uma das únicas coisas que pode ser um contra do leite de macadâmia é o fato dele ser um pouco mais caro, sendo que o quilo do fruto chega a custar 110 reais.
Caso queira fazer outros leites vegetais e ache o leite de macadamia caro, experimente o leite de aveia, o de amendoim, de soja e o de arroz.
Leia também:
– Malefícios do sedentarismo: Por que é importante praticar exercícios físicos
– Doenças que afetam o sistema respiratório e que você precisa saber
Acesse diariamente o site do Brasil 123 e siga a página do Facebook para acompanhar as dicas de saúde e bem-estar, bem como as notícias do Brasil e do mundo!