Os legumes que ajudam a emagrecer também garante uma boa saúde. Quando você analisa cuidadosamente o conteúdo do seu prato, os vegetais parecem ser os aliados preferidos da dieta como parte do reequilíbrio alimentar.
Já devido ao seu alto teor de água e baixa densidade calórica, os vegetais e legumes têm a vantagem de não aumentar o contador de calorias, sendo, portanto, perfeitos para perder peso.
Seu alto conteúdo de fibra os torna aliados do dia a dia. Como lembramos, as fibras (solúveis e insolúveis) são essenciais, portanto, para nossa dieta e nosso bem-estar geral, agindo sobre o nível de açúcar no sangue, a flora e o trânsito.
Legumes que ajudam a emagrecer
Eles, por conseguinte, tornam possível alcançar esta famosa sensação de saciedade e prolongar sua duração, enquanto aumentam o volume e a frequência das fezes, eliminando substâncias cancerígenas, retardando a absorção de gorduras e reduzindo o nível de colesterol ruim. Por fim, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para a nossa boa saúde.
Pimentão
O pimentão contém capsaicina, que lhe confere um sabor picante, além de ser rica em fibras, antioxidantes e vitamina C.
Segundo alguns estudos, então, essa molécula de capsaicina teria efeito na sensação de saciedade e aumentaria a gasto energético básico (calorias), impedindo a assimilação de gordura. Além disso, esta pimenta doce estimula o metabolismo e é um alimento eficaz na queima de gorduras.
Brócolis
Baixo em calorias, o brócolis é um dos melhores alimentos para queima de gordura devido ao seu alto teor de fibra insolúvel, que resulta em um gasto energético significativo durante a digestão. Seu consumo facilitaria, portanto, o trânsito intestinal, a eliminação de toxinas e gorduras.
Com alta concentração de zeaxantina e luteína, dois nutrientes da família dos carotenoides, o brócolis também é um excelente antioxidante. Rico em vitamina C, possui propriedades inibidoras do apetite.
Couve
A couve-flor é vizinha do brócolis. É um dos poucos vegetais sem amido que pode ser consumido à vontade em um tratamento para perda de peso. Rica em folato e vitamina C, a couve-flor é um daqueles alimentos que queimam gordura e aumentam de eficiência quando associada à atividade física.
Também é, portanto, uma ótima fonte de fibra que ajuda na digestão e na evacuação. Aumentar a ingestão de fibras ajuda a controlar o apetite e o peso de forma saudável.