Os lançamentos de imóveis no primeiro semestre dispararam na comparação com o mesmo período de 2020. A saber, o crescimento chegou a 61,7% com o lançamento de 61.199 imóveis no período. Os dados compõem o indicador Abrainc-Fipe, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Da mesma forma, também houve crescimento no número de unidades vendidas no primeiro semestre. Com um aumento de 25,9%, a associação contabilizou 74.438 imóveis vendidos no período. A propósito, a Abrainc divulgou os dados nesta segunda-feira (27) com base em dados de 18 empresas associadas.
Esses resultados receberam forte impulso no segundo trimestre. Em resumo, houve o lançamento de 34.815 unidades entre abril e junho deste ano, o que corresponde a um salto de 84,8% em um ano. Por sua vez, a Abrainc revelou que 39.615 imóveis foram vendidos no segundo trimestre, crescimento de 30,1% em relação ao mesmo período de 2020.
Esses fortes avanços anuais aconteceram devido à fraca base comparativa. A pandemia da Covid-19, decretada em março do ano passado, afetou fortemente diversas atividades econômicas no mundo inteiro. E o setor imobiliário também sofreu fortes impactos com a crise sanitária.
Além disso, no acumulado de 12 meses, encerrados em junho, a Abrainc mostrou que houve o lançamento de 144.420 imóveis novos, alta de 35,7% no comparativo anual. Da mesma forma, as vendas também dispararam em um ano (32,1%), totalizando 153.853 unidades.
Ritmo de lançamentos deve continuar forte no ano
Os dados ainda mostraram um avanço expressivo de 978,5% no número de lançamentos de imóveis de médio e alto padrão no segundo trimestre. Já os lançamentos no segmento de Casa Verde Amarela responderam por 75,7% dos lançamentos totais nos últimos 12 meses, encerrados em junho, e a 82,7% das unidades vendidas no período.
Em suma, os resultados obtidos são os melhores já registrados pela Abrainc para um primeiro semestre, tanto em relação aos lançamentos quanto às vendas. A saber, o indicador Abrainc-Fipe teve início em 2014.
De acordo com o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, o ritmo de lançamentos deve continuar forte em 2021. Segundo ele, os resultados expressivos registrados no primeiro semestre reforçam o bom momento que o setor imobiliário vem passando.
“A incorporação imobiliária vem demonstrando bom desempenho contínuo, o que destaca a atratividade cada vez maior de empreendimentos tanto por parte compradores como de investidores, (…), assim como as boas condições de crédito imobiliário do período, com taxas de financiamento baixas e crescimento recorde nos financiamentos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)”, afirmou.
Leia Mais: Dívida pública atinge R$ 5,48 trilhões em agosto, diz Tesouro Nacional