Os lançamentos de imóveis dispararam 114,6% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. Com isso, o volume de imóveis lançados chegou a 60.322 unidades no período. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Da mesma forma, houve crescimento no número de unidades vendidas no trimestre. Em resumo, com um aumento de 60,7%, foram contabilizados 65.975 imóveis vendidos no país nesse período. A propósito, a CBIC divulgou os dados nesta segunda-feira (23).
Embora o resultado no segundo trimestre tenha sido o melhor da série histórica, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, ressaltou que há preocupações em relação à oferta. De acordo com Martins, os altos custos dos insumos podem fazer incorporadoras saírem do circuito de novos lançamentos no país. Assim, a oferta ficará menor nos próximos meses.
“Nossa Ferrari continua com freio de mão puxado”, disse Martins. Ele lembrou que o forte avanço ocorreu devido à fraca base comparativa. Em suma, a pandemia da Covid-19, decretada em março de 2020, afetou diversas atividades econômicas em todo o mundo, e o setor imobiliário também afundou.
Próximos meses preocupam o setor
Ainda segundo o presidente da CBIC, os preços dos imóveis tendem a ficar mais caros no segundo semestre deste ano. Além do aumento dos custos e da redução dos estoques, as recorrentes elevações da taxa básica de juros, a Selic, também impulsionam os preços dos imóveis
Em síntese, a elevação da Selic puxa consigo os demais juros praticados no país, incluindo os do setor imobiliário. Aliás, o aumento da taxa básica objetiva desaquecer a economia, limitando a oferta de crédito. Com isso, os consumidores ficam com menos poder de compra, a demanda enfraquece e os preços passam a variar menos. Assim, há maior segurança à atividade econômica nacional.
Por fim, a Taxa Selic, que atualmente está em 5,25%, deve subir no decorrer do ano até, pelo menos, 7,00%. Por isso, a expectativa é que os preços dos imóveis sigam mais altos no segundo semestre, o que pode afetar o número de lançamentos e vendas no período.
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