O laboratório inglês AstraZeneca encerrou o terceiro trimestre de 2021 com um resultado bastante negativo. A saber, o laboratório teve um prejuízo líquido de US$ 1,65 bilhões entre julho e setembro. Com isso, reverteu o lucro de US$ 651 milhões observado no mesmo período de 2020.
Já a receita líquida do laboratório disparou 49,9% no comparativo anual. Dessa forma, subiu de US$ 6,578 bilhões no terceiro trimestre de 2020 para US$ 9,866 bilhões no mesmo período de 2021.
Vale destacar a entrada das receitas do novo segmento de doenças raras do laboratório. Em resumo, o segmento contribuiu com US$ 1,3 bilhão em vendas após a aquisição da farmacêutica americana Alexion, sua concorrente até então.
Aliás, os produtos de oncologia tiveram papel fundamental no trimestre para aumentar as receitas da farmacêutica. A propósito, o remédio contra câncer no pulmão Tagrisso gerou uma receita de US$ 2,8 bilhões para a AstraZeneca.
Veja mais detalhes do desempenho do laboratório no trimestre
De acordo com o laboratório, as vendas da vacina contra a Covid-19 geraram uma receita de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre. Inclusive, a empresa já distribuiu 580 milhões de doses em todo o planeta neste ano, gerando uma receita US$ 2,2 bilhões no acumulado do ano.
Por falar nisso, o terceiro trimestre de 2021 figura como o primeiro período em que o imunizante gerou lucro para o laboratório. Em suma, o desempenho entre julho e setembro fez o imunizante adicionar US$ 0,01 ao seu lucro por ação. No entanto, o item ainda dá prejuízo de US$ 0,03 por ação no ano.
Já o próprio laboratório AstraZeneca passou de um lucro de US$ 0,49 no terceiro trimestre de 2020 para um prejuízo de US$ 1,10 por ação no mesmo período deste ano.
Por fim, o diretor-presidente da AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou que houve “investimentos acelerados” no terceiro trimestre, como a aquisição da farmacêutica concorrente e do aumento de gastos com pesquisa e desenvolvimento em vários programas, sem contar nos investimentos com o imunizante contra a Covid-19. Por isso, Soriot espera um quarto trimestre forte e dentro das metas da empresa.
“Nosso extenso portfólio de remédios e exposição geográfica diversificada cria uma plataforma robusta para crescimento sustentável de longo prazo”, acrescentou.
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