Vem aí uma novidade para as famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A saber, aquelas que utilizam antenas parabólicas (TVRO) para sintonizar canais de TV, receberão, gratuitamente, kits de recepção com a mais moderna tecnologia para compressão de vídeo e áudio.
O número estimado de pessoas do Cadastro Único a serem contempladas com os kits é de cerca de 10,5 milhões.
CadÚnico
Para quem não está familiarizado, o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Dessa forma, funciona como a porta de entrada para diversos benefícios, tais como o Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Kit antena para os inscritos do Cadastro Único
Vale destacar que no momento, cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C.
No entanto, ela deverá migrar em breve para a Banda Ku, com o intuito de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G, cuja expectativa do início da operação nas 27 capitais brasileiras é a partir de julho.
Quando a distribuição vai acontecer?
Antes de tudo, é importante explicar que o kit será distribuído gratuitamente para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
Além disso, é preciso ressaltar que a distribuição vai acontecer gradualmente, à medida em que os novos recursos vão sendo usados para garantir que as pessoas que utilizam a televisão via satélite, ao ar livre, não fiquem sem a transmissão de sinal.
Ainda mais, em relação à transferência da Banda C para a Ku, a migração deve acontecer a partir do dia 30 de junho. E mais uma vez, será de forma gradual, até que, em 2023, o sinal já esteja operando em cidades com mais de 500 mil habitantes.
Por fim, cabe citar que o prazo para a conclusão de entregas está planejado para 2026.
Confira também: 14º salário INSS: Quem pode receber até R$ 2.424? Confira as atualizações