O cartão de crédito pode se tornar uma bola de neve caso não seja pago em dia. Quer saber como escapar dos juros rotativo do cartão de crédito? Então confira tudo aqui no Brasil 123.
Com o tempo, os juros viram uma dívida muito alta, que acaba causando um grande endividamento na vida da pessoa, o que dificulta muito a sua vida financeira. Isso porque, é aplicado o juros rotativo sobre o saldo, esse juros é o mais alto do mercado.
Por que os juros do cartão de crédito é tão alto?
O cartão de crédito nada mais é do que a concessão de crédito antecipada sem comprovação ou garantias de pagamento. Por esta razão seu juros é o mais elevado dentre todas as opções disponíveis no mercado.
Quando a fatura ficar em aberto, com o pagamento inferior ao total gasto, terá incluso, até o próximo pagamento, os juros do atraso e o juros rotativo do valor liberado.
O que são os juros rotativos?
A fatura do cartão é composta de dois valores: total e mínimo. Quando o pagamento é feito só do valor mínimo, ou um pouco mais, sem alcançar o valor total, certamente terá a incidência do juros rotativo.
O juros rotativo, nada mais é que uma linha de crédito, oferecida pela instituição financeira para financiamento do valor devido. Este empréstimo é feito sem avalista e sem garantias, por esta razão tem uma taxa de juros muito superior à outras linhas de crédito.
O Banco Central tem uma resolução onde parametriza as condições para aplicação do juro rotativo.
Como evitar os juros rotativos do cartão de crédito?
Não tenha cartão de crédito se você não consegue dizer não para compras.
Caso haja imprevistos, e não consiga evitar, analise suas contas e postergue outros pagamentos e priorize seu cartão, pois deve ser o com maior taxa de juros entre suas contas.
Como sair do rotativo?
Primeiramente, pague sua fatura em dia. Evite gastar mais do que pode pagar, para que consiga efetuar o pagamento na sua totalidade.
O maior problema do cartão de crédito, sem sombra de dúvidas é o seu juro rotativo na fatura seguinte, que além do juro do que não foi pago terá o juro aplicado em dobro se o pagamento não for total. É o que chamamos de juros sobre juros.
Para te ajudar a sair dessa bola de neve, em seguida, apresenta-se algumas dicas:
- Priorize o pagamento total da fatura
- Não faça novas compras até o pagamento total
- Se for o caso, acione o banco e solicite um parcelamento
- Diminua o limite
Em síntese, com estas dicas você conseguirá evitar e sair caso entre no rotativo. Mas que fique de lição para que você use com mais prudência o cartão de crédito.