Julio Cesar, conhecido por seus prêmios títulos importantes, fez uma carreira recheada de troféus e conquistas. Atualmente, aposentado do futebol profissional, o ex-atleta possui novos projetos e uma preocupação: cuidar do seu patrimônio construído durante a sua carreira de sucesso.
Em entrevista para a Infomoney, o ex-goleiro da seleção brasileira, afirmou gostar muito da linguagem financeira e que em casa ele conversa bastante com a sua esposa, dizendo que é preciso chegar na liberdade financeira. Além disso, ele dialoga com os filhos, mostrando a conta bancária e explicando o que é imposto de renda. Ou seja, há um cuidado com o seu patrimônio para manter o padrão de vida da família e também zelar por sua sucessão patrimonial.
Segundo Julio, muitos atletas que conseguem ótimos ganhos durante a carreira não mantem o mesmo padrão de vida após a ‘aposentadoria dos gramados’. Afinal, não conseguem ter uma educação financeira.
De acordo com a entrevista dada, Julio disse que o jogador vai construindo um patrimônio ao longo da carreira, pois há uma boa remuneração. Porém, é uma trajetória de no máximo 25 anos. Portanto, quando para, é necessário sustentar essa estrutura que ele apresentou à família. Mas muitos não conseguem, pois poucos jogadores interagem com o mundo dos investimentos.
Embaixador da InvestSmart
Julio Cesar é cliente e embaixador da InvestSmart, um dos principais escritórios de agentes autônomos da XP. Portanto, procura utilizar essa assessoria especializada para tomar as decisões de acordo com os seus objetivos.
Segundo ele, a relação funciona com a equipe da XP estruturando o planejamento, trazendo oportunidades e visão de mercado. Julio tem a opção de adora ou não, dentro daquilo que acha ser bom para si e sua família. É algo construído na base da confiança. Afinal, eles explicam cada investimento, ativo, pois ele é curioso e gosta de saber exatamente onde está investindo.
Ao mesmo tempo que confia, o ex-goleiro quer aprender sobre o mercado financeiro. De acordo com a entrevista, ele disse que a XP é uma escola, pois gosta de monetizar o tempo e conversar com pessoas que trazem novos conhecimentos.
Julio Cesar foi um goleiro que sempre teve a missão de passar segurança solidez para o seu time de atuação. Porém, a sua ousadia em campo se converte em moderação na hora de escolher os investimentos. No entanto, está sempre de olho em oportunidade que o mercado oferece.
Sua carteira no mundo financeiro é de um perfil cauteloso, composta por 80% de ativos mais conservadores e 20% em renda variável. Ele revelou o desejo de investir em mais ações, mas confessou não ser ainda o momento.