Uma jovem foi resgatada com vida nesta quinta-feira (16) na Turquia, dez dias após o país ter sido castigado por um grande terremoto. De acordo com as informações, a adolescente, que tem 17 anos, estava em meio aos escombros de sua própria casa. Segundo o canal “TRT Haber”, a jovem, que não teve seu nome revelado, foi resgatada na província de Kahramanmaras, que fica no Sudeste da Turquia. Isso, 248h após o dia 06 de fevereiro, data em que o terremoto aconteceu.
TERREMOTO: Por 17 horas, menina de 7 anos protege irmão em escombros
Imagens feitas pelo canal mostram a adolescente sendo carregada em uma maca para uma ambulância coberta com uma manta térmica dourada. Dez dias passados do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu não somente a Turquia, como também a Síria, o cálculo é que mais de 42 mil pessoas morreram nesses dois países – milhares de famílias esperam vítimas que ainda estão desaparecidas.
Até o momento, muitas pessoas foram encontradas vivas. No entanto, a cada dia que passa, relatos sobre resgates se tornam cada vez mais raros. Mesmo assim, as pessoas não perdem as esperanças de pelo menos encontrar os corpos das vítimas. Uma matéria publicada pela agência de notícias “Reuters”, por exemplo, mostra um caso de Kahramanmaras, uma cidade da Turquia.
Por lá, uma foto de dois meninos desaparecidos foi amarrada a uma árvore perto do bloco de apartamentos onde eles moravam. Em entrevista à agência, Bayram Nacar, um dos sobreviventes na região, disse que os pais das crianças morreram. De acordo com o homem, os corpos dos pais dos meninos ainda estavam sob os escombros. “O pai se chamava Atilla Sariyildiz. Seu corpo ainda não foi encontrado. Esperamos encontrar os pais depois que as escavadeiras removerem os escombros”, disse ele.
Hoje, são milhões de pessoas desabrigadas em temperaturas quase congelantes no inverno. Nesta quarta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que está particularmente preocupada com o bem-estar das pessoas no noroeste da Síria. No local, que é controlado pelos rebeldes, antes do terremoto, cerca de quatro milhões de pessoas já dependiam de ajuda humanitária.
Leia também: Terremoto na Turquia tem alguma vítima brasileira? Saiba mais