Uma confusão em um bar acabou causando sérios problemas para uma jovem, de 18 anos, que alega ter perdido parte da visão após ter sido atingida por uma bomba de efeito moral da Polícia Militar (PM), que estava no local e tentava controlar a situação.
De acordo com a vítima, em entrevista à EPTV, afiliada da “Rede Globo”, o caso foi registrado em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo. De acordo com a jovem, ela chegou a ser submetida a uma cirurgia no olho esquerdo após o incidente.
“O que os policiais fizeram não tinha necessidade de ter jogado a bomba, e eles não prestaram nenhuma ajuda”, afirma. Em nota, a PM disse que está apurando o caso internamente.
Todavia, a corporação já adiantou que os agentes utilizaram os artefatos ao serem hostilizados com objetos arremessados por pessoas depois de se deslocarem para atender a uma ocorrência de briga no local.
A confusão que custou a visão da jovem
Segundo as informações, ainda da filiada à “Rede Globo”, a jovem disse que estava em um bar quando ocorreu uma confusão dentro e fora do estabelecimento. De acordo com a vítima, no momento do fato, ela estava esperava do lado de fora pela chegada de um carro de transporte por aplicativo para ir embora.
Em dado momento, ela constatou a chegada dos agentes da Polícia Militar que, momentos depois, arremessaram próximo a ela uma espécie de bomba. “Assim que a viatura chegou já começou a soltar bomba. Assim que jogou a primeira bomba, uma de minhas amigas gritou: corre. Assim que ela gritou corre e eu fui tentar correr só ouvi algo explodindo. Eu ainda abaixei”, diz.
Na hora, a jovem disse que percebeu que tinha sido ferida no olho. Após o acidente, ela conta que foi auxiliada por amigos e precisou ligar para a irmã ir buscá-la. Ela diz que não conseguiu ser socorrida pelos policiais que ali estavam.
Ao chegar no hospital, ela foi informada que, apesar dos médicos terem conseguido recuperar o globo ocular, a jovem havia perdido parte da visão.
“A doutora falou que eu ia perder o globo ocular, só que falou que conseguiu recuperar. Então vai ser só a prótese do olho. Só vou ficar com a visão do olho direito. Eu fiquei sabendo antes de passar pela cirurgia. Entrei na sala de cirurgia chorando já”, relembra a vítima.
Por fim, ela ainda relata que, para ela, o ferimento e a perda da visão ocorreram por culpa da bomba usada pelos policiais. “Na hora que eles soltaram a bomba não estava tendo nenhuma confusão”, completa.
Leia também: Juízes suspeitos de vender sentenças tem prisão decretada no ES