Informações divulgadas nesta sexta-feira (18) pelo jornal alemão “Handelsblatt” revelam que um navio que levava carros de marcas como Porsche, Audi e Bentley que saiu da Alemanha para os Estados Unidos pegou fogo enquanto estava perto da Ilha dos Açores, de Portugal, no Oceano Atlântico.
Segundo o jornal, o navio tem bandeira do Panamá e saiu do porto de Emden, na Alemanha, de uma fábrica da Volkswagen e pararia somente em Davisville, nos Estados Unidos. No entanto, por conta do fogo, o barco precisou ser abandonado. Na embarcação, haviam 22 marinheiros e todos já foram retirados do navio, sem ferimentos, pela Marinha de Portugal.
Carros de luxo
Conforme aponta o jornal alemão, no navio, existem ao menos mil carros da Porsche e quase 200 da Bentley. Ainda segundo o “Handelsblatt”, um email da Volkswagen afirma que há 3.965 carros das marcas VW, Porsche, Audi e Lamborghini.
“Meu carro está à deriva”, diz youtuber
Nesta sexta, o youtuber Matt Farah, dono de um canal sobre carros, afirmou que havia encomendado um carro e ele estava dentro do navio que pegou fogo. “Meu carro está à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse o youtuber.
Ainda segundo o youtuber, ele inclusive recebeu um e-mail da concessionária responsável pelo seu automóvel. No texto, contou Matt Farah, a empresa confirmou a informação de que seu carro é um dos que estão no navio que está à deriva no mar.
Para James Turner, que é advogado especializado em disputas que envolvem transporte de carga, em entrevista ao “Handelsblatt”, o fogo deve ter começado por conta de problemas elétricos. Segundo ele, pelo que tudo indica, as chamas ainda não foram 100% exterminadas.
Isso acontece, explica o especialista nessas ocorrências, porque haviam baterias de íons de lítio no navio, o que exige um equipamento específico para combater as chamas.
Leia também: Rússia anuncia retirada de parte das tropas em torno da Ucrânia