Foi revelado nesta quarta-feira (02) que dois jogadores da Ucrânia morreram durante a invasão da Rússia. De acordo com as informações, uma das vítimas morreu em combate e a outra morreu depois que um míssil atingiu o apartamento onde ele morava com a família.
Conforme as informações, a morte de Vitalii Sapylo, de 21 anos e Dmytro Martynenko, de 25, foram as primeiras mortes do futebol registradas durante os confrontos em solo ucraniano em uma semana de invasão.
A informação foi revelada pelo sindicato internacional dos jogadores, que, além de lamentar as perdas, relatou que existem inúmeros atletas de elite ucranianos nas Forças Armadas do país.
Na sexta-feira (25), assim como publicou o Brasil123, o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia proibiu todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos de deixarem o país. A decisão é válida durante todo o tempo em que estiver em vigor a Lei Marcial decretada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Guerra na Ucrânia
A guerra na Ucrânia começou na última semana após, além de ter reconhecido Donetsk e Luhansk como províncias independentes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter ordenado que as forças militares de seu país invadissem a Ucrânia.
Essa invasão acontece porque a Rússia é contra a intenção da Ucrânia de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que foi criada depois da Segunda Guerra Mundial. Para a Rússia, a participação do país vizinho na aliança militar seria uma ameaça, visto que a Otan é liderada pelos Estados Unidos, país que é o grande rival militar dos russos.
Morte de militares
Nesta quarta-feira, tanto Ucrânia quanto a Rússia divulgou um balanço da quantidade de militares russos mortos durante a guerra. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, foram 498 soldados russos mortos na Ucrânia. Além disso, o ministério afirmou que mais de 2.900 soldados e “nacionalistas” ucranianos foram mortos.
Em contrapartida, Oleksiy Arestovich, assessor militar da presidência ucraniana, apresentou um número muito diferente de mortos russos durante a guerra. Segundo ele, foram mais de sete mil mortes e centenas de feridos e presos. Ele não divulgou as baixas de soldados de seu país.
Leia também: Ataque russo contra torre de televisão de Kiev deixa cinco mortos