O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, republicano, e o candidato à eleição de 2020, Joe Biden, democrata, trocaram diversas ofensas no primeiro debate presidencial ocorrido nesta terça-feira, 29.
O Democrata acusou Trump sobre sua intenção de acabar com o Obama Care. Ressaltou, ainda, a suposta incompetência do atual presidente na contenção do Coronavírus, tendo em vista que mais de 200 mil pessoas já morreram devido à doença no país.
Trump, por sua vez, interrompeu diversas vezes Biden e atacou até o moderador do debate, Chris Wallace.
“CALA A BOCA, CARA”
Biden, que tentava falar mas era interrompido constantemente por Trump, chegou até a pedir para o presidente “calar a boca”, quando no meio de uma sentença soltou “Would you shut up, man?“. Além disso, chamou-o de “palhaço” (clown).
O debate foi marcado por ofensas e acusações verbais. Trump alegou que fez mais em 47 meses como presidente do que o adversário teria feito em 47 anos no Senado.
Biden, por sua vez, relembrou os protestos sobre a violência racial no país e cobrou uma posição do Republicano.
ELEIÇÕES EM ANDAMENTO
Diferente do Brasil, nos EUA os eleitores não são obrigados a votar (voto facultativo), e, por isso, os candidatos devem se esforçar mais para convencê-los a irem às urnas no dia 03 de novembro.
O preferido, por enquanto, é Joe Biden, com nove pontos percentuais acima de Trump nas pesquisas.
Em contrapartida, Trump teme que não consiga se reeleger, fato atípico nos EUA, a exemplo de quando George H. W. Bush, também republicano, foi derrotado por Bill Clinton em 1992.
DESMATAMENTO NO BRASIL
Os candidatos também mencionaram o Brasil e o desmatamento. Biden indicou a possibilidade de criar um fundo de US$ 20 bilhões para auxiliar o país, com sanções em caso de descumprimento do acordo, mas sem especificar que tipo de consequências seriam.
A menção de Biden também foi considerada como crítica à amizade de Trump com Bolsonaro, tendo em vista que o presidente do Brasil é acusado pela comunidade internacional de incentivar a destruição da Amazônia.
Donald Trump, por sua vez, discordou do democrata e classificou o Acordo de Paris, que contém previsão de redução de emissões de poluentes, como “um desastre”.
BATE-BOCA DESNECESSÁRIO
Muitos analistas consideraram o debate pouco produtivo. Além das ofensas, os candidatos não apresentaram propostas expressivas para o mandato.
A Comissão de Debates Presidenciais dos EUA alegou que nos próximos encontros haverá mais ordem e agradeceu o papel do moderador
A Comissão de Debates Presidenciais patrocina debates televisionados para o benefício do eleitorado americano. (…) A Comissão agradece a Chris Wallace pelo profissionalismo e habilidade que trouxe para o debate de ontem à noite e tenciona garantir que ferramentas adicionais para manter a ordem estejam disponíveis para os debates restantes.
O próximo debate presidencial será em 15 de outubro e terá moderação de Steve Scully, da emissora C-SPAN Networks.