A joanete é muito comum e incomoda bastante pessoas na sua rotina diária. Isso porque, no dia a dia, ela dói bastante e fica difícil, até mesmo, calçar um sapato sem sentir desconforto. Além disso, por causa de sua aparência, ela incomoda especialmente as mulheres. Por isso, saiba o que é a joanete, quais são suas causas e tratamentos, na matéria abaixo!
Saúde mental no trabalho: pessoas bem cuidadas produzem mais e melhor
O que é
Primeiramente, a joanete é uma deformidade óssea, ou inchaço do osso do dedão do pé. Ela faz com que o canto externo do osso fique apontado para fora, apresentando uma saliência de forma visível. Enquanto isso, o dedão entorta para dentro, comprimindo os outros dedos do pé.
Quais são os sintomas
Além da deformidade incômoda visualmente, especialmente para mulheres, a joanete têm outros sintomas, que são mais desagradáveis. Um deles é a dor nos pés, que é uma constante na vida de quem convive com joanetes. Outro, é o inchaço apresentado pelo dedo que têm essa deformidade. E, além disso, o local pode ficar vermelho e rígido.
Qual a causa
As joanetes são causadas por hereditariedade, sendo bastante comum em pessoas da mesma família. Contudo, há situações em que elas pioram bastante. Uma delas é o uso constante de salto alto, ou de sapatos que apertam muito os dedos dos pés. Justamente por isso, ela aparece mais em mulheres que em homens. Alguns problemas, como a artrite reumatoide, por exemplo, aumentam as chances de uma joanete se desenvolver.
Amamentação: veja porque dói e como fazer para aliviar a dor
Como tratar
Primeiramente, é importante procurar por um médico. Isso porque os tratamentos aqui mencionados não servem para todos os casos. Portanto, é um profissional que determinará qual o melhor tratamento para o seu caso. Contudo, apenas para cunho informativo, os tratamentos indicados podem ser:
- Pomadas: pomadas anti-inflamatórias podem ajudar a conter a dor e a reduzir a inflamação, diminuindo, assim, a dor.
- Afastadores de dedo: os afastadores de dedo são utilizados entre o dedão e o dedo médio, para obrigar o dedão a voltar para sua posição normal.
- Meias corretivas: são meias confortáveis, que visam proteger a área deformada.
- Corretor para joanete: são equipamentos ortopédicos, como se fossem talas, que visam voltar a área deformada para o lugar
- Fisioterapia: indicada tanto para reduzir a dor, como para voltar o dedo e suas articulações para o lugar.
- Cirurgia: a cirurgia deve ser feita em último caso, quando nenhum outro tratamento resolver o problema. É uma cirurgia rápida e que exige apenas anestesia local.
Como prevenir
Como mencionado acima, a joanete têm causas hereditárias. Contudo, elas podem ser prevenidas com a utilização correta de sapatos. Dê preferência para sapatos ortopédicos ou que não apertem os pés na região dos dedos. Além disso, prefira sapatos sem salto, já que o salto, por si só, coloca a pressão nos dedos. Por fim, utilize palmilhas especiais e confortáveis.
Unha encravada: como você deve cuidar e como pode evitar