A busca pelo emagrecimento é a realidade de muitas pessoas atualmente. Por isso, muitas delas adentram em dietas extremamente restritivas, que prometem um grande resultado em um curto período e que, muitas vezes, trazem prejuízos à saúde. Mas e o jejum? Jejum faz emagrecer mais rápido? Bom, se você está considerando essa opção, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o jejum para emagrecer.
Geralmente, quando as pessoas adotam a estratégia do jejum para emagrecer, se trata do jejum intermitente. Esse método é bastante desafiador para as pessoas que costumam comer o tempo todo ou que passam quase todo o dia mastigando algo aqui e ali. Porém, quando realizado da forma correta, o jejum intermitente pode trazer bons resultados.
O que é jejum intermitente para emagrecer?
Em primeiro lugar, é preciso entender do que se trata o jejum intermitente. Então, vamos lá. O jejum intermitente é um tipo de alimentação no qual o indivíduo alterna períodos de alimentação e períodos de jejum.
Esse tipo de estratégia traz grandes resultados, especialmente para as pessoas que desejam emagrecer. Pois, durante o período em que a pessoa está de jejum, o organismo utiliza a gordura estocada como fonte de energia, levando à perda de massa gorda. O período em que a pessoa deve ficar de jejum é variável, podendo durar de dez a 24 horas, além disso, você pode fazê-lo todos os dias ou apenas em alguns dias da semana.
Jejum faz emagrecer mais rápido?
Todas às vezes que as pessoas ficam em jejum por um longo período, a insulina, o hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células, tem seus níveis reduzidos. Assim, o hormônio glucagon, responsável por quebrar as gorduras e transformá-las em glicose, aumenta na corrente sanguínea. Isso é muito benéfico para o organismo e o jejum intermitente busca isso.
Assim, ao manter os níveis do hormônio insulina mais baixos e altos níveis de glucagon, ocorre uma maior queima de gordura e o apetite é reduzido, promovendo a perda de peso. Então, é possível afirmar que o jejum faz emagrecer mais rápido sim.
Como fazer jejum para emagrecer mais rápido?
Durante essa estratégia de emagrecimento, no período em que você for se alimentar, o ideal é dar início à alimentação com alimentos que contenham índice glicêmico baixo, como as fibras integrais, com uma pequena porção de proteínas que tenham absorção rápida, como, por exemplo, as carnes magras. Isso faz com que os níveis de insulina fiquem reduzidos, aumentando o metabolismo e proporcionando a perda de peso.
Além disso, é bom que você evite consumir carboidratos simples ou alimentos, considerados saudáveis, em excesso. É válido ressaltar ainda que uma das grandes causas de insucesso desse tipo de estratégia é a quebra do jejum sem nenhum tipo de orientação. É possível que você encontre dificuldade para se adaptar, então, aumente o período de jejum gradualmente e, se possível, faça acompanhamento com um profissional.