Jeff Bezos deixará o cargo de CEO Amazon, anunciou a empresa de e-commerce e tecnologia na última terça-feira (2). O segundo homem mais rico do mundo confirmou a mudança a cerca de 1,3 milhão de funcionários e informou que ele faria a transição para presidente-executivo do Conselho da Amazon no segundo semestre. Ele será substituído por Andy Jassy, que trabalha na empresa há mais de duas décadas.
Bezos, que fundou a Amazon em 1994 como uma livraria online, transformou a empresa ao longo dos anos em um negócio de 1,6 trilhão de dólares (R$ 8,6 trilhões). Com um valor estonteante de 196,2 bilhões de dólares, Bezos é atualmente a pessoa mais rica do mundo, embora tenha sido brevemente superado no início deste mês pelo fundador da SpaceX, Elon Musk.
Os lucros da Amazon aumentaram durante a pandemia, à medida que bloqueios em todo o mundo levavam os consumidores a transferir grande parte das compras para o serviço online. Um total de 386 bilhões de dólares foi registrado em vendas somente em 2020, crescimento de 38% em 2019.
Jeff Bezos não quer se aposentar
“Por mais que eu ainda sapateie no escritório, estou animado com essa transição”, disse Jeff Bezos em um post na terça-feira, garantindo que a mudança “não é sobre se aposentar”.
“Como presidente-executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo do Dia 1, no Fundo Bezos Earth, no Blue Origin, no The Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive tanta energia, e não se trata de me aposentar. Sou extremamente apaixonado pelo impacto que essas organizações podem ter”. Jeff Bezos comprou o jornal americano em 2013.
“A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia amazônica requer mais uma nova habilidade institucional, somos flexíveis e pacientes o suficiente para aprendê-la”.
Por fim, Jeff Bezos mandou uma mensagem de incentivo: “Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parece maluca. Lembre-se devagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o primeiro dia.”