Em entrevista concedida ao blog da jornalista Andréia Sadi, o deputado federal André Janones (Avante), que também foi coordenador da campanha digital de Lula nas eleições de 2022, criticou o próprio governo federal, principalmente o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta. Janones diz ter se cansado de falar em privado com o governo e ao PT sobre as alterações que precisam ser realizadas na comunicação. “O governo está cheio de analfabeto digital. Eu tentei ajudar, falei 300 vezes: não estou falando publicamente por falar. Eu cansei de falar em privado e ninguém fazer nada. O bolsonarismo dá um baile na nossa comunicação”, apontou o deputado federal.
Além disso, durante a entrevista, Janones disse que possui a percepção de que o governo quer mostrar que está sob o controle das pautas e narrativas, de que está conseguindo as devidas aprovações no Congresso, contudo, vem sendo seguidamente derrotado em diversos temas. “Quem está no comando é o centrão. Estamos perdendo uma atrás da outra, a pauta é do centrão”, apontou Janones.
Janones deu “dicas” ao ministro da Comunicação Social
Em suas redes sociais, o deputado federal inclusive deu “dicas” para o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Em seu Twitter, Janones comentou em uma série de publicações do titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), criticando a estratégia adotado pelo ministro. Em uma das postagens sobre a participação do ministro em comissões na Câmara dos Deputados, Janones comentou: “Não coloque link de uma rede em outra. Isso reduz em cerca de 90% o alcance da publicação. É o BÁSICO!.
Já em uma outra publicação de mesma temática, Janones comentou: “Escreva em primeira pessoa. Rede social é local de intimismo. Pra se aumentar o engajamento, se faz necessário criar uma sensação de pertencimento no usuário, ainda que não seja Vossa Excelência quem está digitando. Isso é o “beabá” das redes sociais”.
Na página “Governo do Brasil”, no Twitter, o deputado federal disse que é necessário usar uma “linguagem popular”, ao criticar o texto usado na postagem para contar sobre a agenda do presidente Lula nesta última quarta-feira. “Falem em linguagem popular. Cartas credencias? Ninguém sabe o que é isso! Deixem o elitismo intelectual de lado e voltem pro chão da fábrica! Só com o apoio popular poderemos sair das garras do centrão! Estamos refém é só quem pode nos libertar é o povão, a massa, portanto é pra eles que temos falar! ACORDEM enquanto há tempo!” publicou Janones.
Deputado foi rifado para a vaga de vice-presidente do CCJ
Janones foi rifado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para uma das vagas de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara. A princípio, estava tudo acordado, no entanto, o partido alegou que eles estaria se indispondo com bolsonaristas. “Mas essa não é a minha função? Não é meu papel criticar a oposição?” questionou o deputado.
Ainda, de acordo com o deputado, o governo está batendo cabeça e sua base de apoio vem rachando. “Não estou falando da base política, mas de apoiadores: está rachando. O governo está batendo cabeça”, comentou. “Parece aquela coisa de quando você era pequeno e dava um videogame para a criança brincar, mas o controle está desligado”, disse Janones.