Objetivo da campanha Janeiro Branco
Dados
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anteriores à pandemia, apontavam que 450 milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais ou comportamentais. Diante de dados como esse, faz-se necessário pensar, neste Janeiro Branco, em medidas de prevenção, procurando sempre promover a saúde mental, criando e possibilitando condições que estimulem as crianças e adolescentes a terem um desenvolvimento psicológico saudável.
De acordo com a OMS, uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade.
Dicas de prevenção para o Janeiro Branco
- Aumentar os fatores de proteção;
- Diminuir os fatores de risco;
- Reduzir os impactos dos transtornos nas vidas dos indivíduos, de seus familiares e da sociedade;
- Se alimentar sem neura, praticar exercícios regularmente e trabalhar nossas questões emocionais com profissionais são grandes primeiros passos para cuidarmos da nossa saúde mental.
“Quem cuida da mente, cuida da vida”. Cuide-se. Promova Saúde Mental. Se preciso, procure ajuda psicológica. É natural sentir ansiedade, estresse ou outras emoções que consomem. Mas, se isso não melhorar com o tempo ou até mesmo piorar, procure ajuda profissional.
O que você tem feito pela sua saúde mental e pela dos outros? Aproveite o Janeiro Branco para começar.
Veja também como cuidar da saúde mental na quarentena aqui.