Muita gente tem aprendido como ser cauteloso na hora das compras e na preparação dos alimentos. Afinal, nós vivemos uma pandemia mundial do coronavírus que se espalhou. Nesse sentido, as pessoas passaram a higienizar verduras com vinagre para eliminar microrganismos deixados por outros indivíduos na hora de fazer a feira. Saiba o porquê e jamais higienize verduras com vinagre a partir de agora:
Preparamos esta matéria para afirmar que você não deve higienizar verduras com vinagre. Já que, esse ingrediente não vai eliminar bactérias, fungos e outros parasitas que estejam presentes nesses alimentos.
Veja por que não se deve higienizar verduras com vinagre
Seja pela falta de conhecimento, seja pela pressa, as pessoas acabam higienizando as verduras incorretamente. Desse modo, muitos passam as folhas de alface sob água corrente e acham que estão garantindo a limpeza desses alimentos. Por outro lado, alguns recorrem à imersão das verduras em soluções como água e vinagre para eliminar microrganismos.
No entanto, especialistas afirmam que jamais devemos higienizar verduras com vinagre. Pois, esse ingrediente é insuficiente para acabar com fungos e bactérias que estejam presentes nas folhas. Afinal, esse produto é usado como tempero para saladas e o simples ato de temperar seria suficiente para eliminação dos microrganismos nesse contexto, não é mesmo?
Mas, não é isso que acontece porque o vinagre não é ácido o suficiente para matar os microrganismos presentes nas verduras. Por causa disso, você jamais deve higienizar verduras utilizando vinagre ou bicarbonato de sódio, por exemplo. Então, como fazer a higienização de verduras corretamente? Veja a seguir:
Veja como higienizar verduras sem vinagre
Se você não deve higienizar verduras com vinagre, a pergunta que resta é: “como fazer a higienização correta desses alimentos, não é verdade?”. E, a resposta certa para essa questão é: água sanitária. Esse produto é capaz de eliminar quaisquer microrganismos presentes nas verduras, legumes e quaisquer alimentos in natura.
Desse modo, o Ministério da Saúde orienta que se use água sanitária para fazer a higienização das verduras recém compradas antes do consumo. Pois, o órgão federal aponta que milhões de microrganismos estão presentes nos alimentos in natura adquiridos em supermercados feiras.
Afinal, as pessoas pegam e soltam esses alimentos desde a colheita até a comercialização e logística desses alimentos. Desse modo, a higienização é essencial para evitar quaisquer possíveis contaminações de quem vai consumir esses itens. Por isso, veja como fazer a higienização e jamais higienize verduras com vinagre a partir de agora:
Método do arraste é o mais indicado para higienizar verduras
O método do arraste é o mais indicado para higienizar verduras corretamente. Nesse caso, você precisa lavar as folhas individualmente e esfregar como se estivesse arrastando toda sujeira delas. Feito isso, você vai colocar essas folhas em um recipiente com uma parte de água sanitária para cada dez partes de água potável.
Assim, você vai garantir a higienização correta das verduras e poderá consumir esses alimentos com segurança em saladas. Portanto, jamais higienize verduras com vinagre depois de aprender essa técnica indispensável para limpeza desses alimentos.