Você já reparou que alguns alimentos quando colocados juntos estragam mais rápido? Ou já ingeriu alguma combinação de frutas e legumes e passou mal? Isso tem motivos lógicos, e hoje nós vamos te contar quais são eles.
Por isso, vale a pena ler até o final, para conhecer todos os truques de armazenamento de suas frutas e legumes e não correr o risco de ficar com uma intoxicação alimentar ou de seus alimentos naturais estragarem muito rápido.
Frutas e legumes que não podem ser guardados juntos
Como todos sabem, os alimentos possuem nutrientes e vitaminas, especialmente os naturais, como frutas, verduras e legumes. Quando esses componentes se juntam, pode gerar uma reação química que interfere ou não na conservação das propriedades nutritivas e na vida útil desses alimentos.
Por isso, é importante estar atento à maneira de conservação dos alimentos e conhecer quais as frutas e legumes que não podem ser guardados juntos. Pensando nisso, nós separamos uma lista com os alimentos mais prejudiciais para a saúde, e que estragam mais rápido para passar para você.
Além disso, ainda vamos te contar todos os motivos pelos quais essas frutas e legumes não devem ficar juntos. Confira:
Frutas e legumes que não podem ficar juntos: peras, maçãs e abóboras
As abóboras são sensíveis a uma substância que se chama etileno, e quando essa substância entra em contato com elas, faz com que fiquem com uma aparência feia. Por isso, elas devem ficar longe de frutas como maçãs e peras, visto que essas frutas são ricas nessa substância.
Pepinos precisam ficar sozinhos
Outro legume muito sensível ao etileno é o pepino. Por este motivo, ele precisa ser conservado em um local fresco, de clima ameno e sozinho. Praticamente todas as frutas têm essa substância, e é por este motivo que os pepinos devem ficar bem longe das frutas.
Cebolas e batatas
Esses dois legumes possuem acidez alta e muita água. No entanto, a cebola ganha da batata na acidez, e por isso, quando deixadas juntas, as batatas tendem a apodrecer mais rápido. Por isso, é importante mantê-las sempre distantes para conservar a qualidade e os nutrientes contidos nesses alimentos.
Laranjas e maçãs
Com certeza você já tomou um suco delicioso de laranja com maçã, não é mesmo? No entanto, elas só podem se misturar na hora de consumi-las, e precisam ficar bem longe uma da outra durante o armazenamento. Isso acontece porque tanto as maçãs, quanto as laranjas emitem gases ácidos que podem estragar uma a outra. Por isso, é importante mantê-las separadas e em recipientes bem tampados.
O ideal é guardar todas as frutas e legumes separados, para não ter problemas com a conservação e não correr o risco de ter uma intoxicação alimentar.
Agora que você já sabe quais frutas e legumes não devem ficar juntos, é só seguir nossas dicas para não sofrer as consequências de ingerir alimentos em decomposição e conservá-los em seu melhor estado por mais tempo!