Embora comum em território nacional, a jaca é alvo de certo preconceito devido ao seu aroma forte e à viscosidade que tiram o apetite de certas pessoas. Mas saiba que os benefícios da jaca vão além. É benéfica para a saúde dos olhos, ossos e pele. Ajuda contra a asma, regula a pressão arterial, protege do câncer e cancro do cólon, melhora a digestão e, por conter carboidratos, é uma ótima fonte de energia instantânea.
Ela contém uma quantidade elevada de nutrientes como vitaminas, minerais, eletrólitos, fitonutrientes, fibra e proteína.
Benefícios da jaca
- Rica em antioxidantes. O consumo da fruta da primavera ajuda a combater a ação dos radicais livres, prevenindo diversas doenças crônicas;
- Combate a pressão alta;
- Fonte de fibras alimentares;
- Ossos saudáveis;
- Previne anemia;
- Aumenta a energia.
Ela fornece cerca de 100 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fornece fibras e proteínas. Além disso, a jaca é uma boa fonte em Vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina-B, Vitamina C, Vitamina E, Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.
Consumo
O consumo mais comum da fruta é in natura (ao invés de desidratada, por exemplo), mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xarope, geleias, cristalizada e em doces diversos.
Mesmo sendo uma fruta, ela pode ser servida em pratos salgados. Quando verde, o fruto não tem o sabor adocicado, nem é ideal para o preparo de doces. Na verdade, a polpa, que é fibrosa e formada de vários bagos, pode ser feita com temperos diversos, e o sabor deles é que vai predominar.
Por isso, a jaca é muito utilizada para substituir o frango desfiado em receitas vegetarianas e veganas, em função de sua aparência que lembra a carne aves ou a carne comum desfiada. A jaca consumida em equilíbrio com outros alimentos traz muitos benefícios para o organismo!