No mês de agosto, a Receita Federal irá realizar o pagamento do penúltimo lote da restituição do imposto de renda. Sendo assim, uma semana antes do dia previsto para o pagamento, os contribuintes já poderão realizar a consulta a fim de saber se receberão a restituição neste quarto lote.
Como o pagamento ocorre normalmente no último dia útil de cada mês, a consulta do quarto lote será aberta para os cidadãos brasileiros no dia 24 deste mês. A saber, a busca poderá ser feita por meio do portal “Meu Imposto de Renda”.
Quer saber mais sobre o pagamento deste mês? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre a restituição do IR de agosto.
Quarto lote da restituição do imposto de renda
Como de costume, a consulta para a restituição do imposto de renda estará disponível uma semana antes da realização do pagamento, ou seja, no mês de agosto será possível realizar a consulta a partir do dia 24. Sendo assim, nos próximos dias já será possível saber quantas pessoas irão ter acesso ao pagamento no quarto lote da restituição.
Nos primeiros lotes, a Receita Federal priorizou pessoas com mais de sessenta anos, bem como pessoas com deficiência. Da mesma maneira que terão prioridade aqueles contribuintes que possuem a maior renda vinda do magistério. E por fim, os cidadãos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou então, escolheram por receber a restituição do imposto de renda através do PIX.
Como consultar a restituição do imposto de renda?
Para realizar a consulta da restituição do imposto de renda, o contribuinte pode entrar no portal “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, na opção de serviço, selecionar “Consultar a Restituição”. Sendo assim, basta seguir estes passos, a partir do dia 24 deste mês, para saber se poderá ter acesso ao pagamento neste lote.
Contudo, aqueles que desejarem outros dados, podem, portanto, acessar o e-CAC. Nesta plataforma as pessoas poderão saber o status da declaração; ou então, se possui alguma inconsistência de dados no documento, e também, se ele chegou a cair na “malha fina”.
Ainda por meio do e-CAC, os cidadãos poderão retificar possíveis informações erradas na declaração. Para isso, é necessário, portanto, acessar o portal utilizando o CPF, código de acesso e a senha.
Calendário de pagamento
A Receita Federal realizou, este ano, o pagamento da restituição do imposto de renda em cinco lotes diferentes. Sendo assim, cada um deles possui seu pagamento no último dia útil de cada mês.
O pagamento do primeiro lote, que contemplou mais de 4 milhões de contribuintes, ocorreu no dia 31 do mês de maio. No mês seguinte, ocorreu o pagamento a mais de cinco milhões de pessoas no dia 30 de junho.
O último pagamento até o momento foi o do terceiro lote, que ocorreu no dia 31 de julho a mais de 5.600.000 cidadãos brasileiros. O pagamento do quarto e do quinto lote ocorrerá respectivamente no dia 31 de agosto e 29 de setembro.
Agora que você já sabe quando será possível verificar o pagamento, não perca a data para realizar a consulta da restituição do imposto de renda.