O gato siberiano está entre as raças preferidas dos brasileiros por serem muito companheiros e incrivelmente lindos. São gatos de porte médio a grande, também conhecidos como gatos da floresta, por terem sua origem nos bosques e florestas geladas da Rússia e da Ucrânia.
Características
Seu pelo longo, grosso e macio possui três camadas, que os protege muito bem do frio e confere a eles um ar imponente e elegante.
Comportamento do gato siberiano
São animais muito carinhosos, sociais e afáveis. Adoram companhia, inclusive de outros gatos ou até mesmo de cachorros, e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos. Os gatos siberianos costumam esperar por seus tutores e, quando eles chegam em casa, gostam de fazer festa e ronronar, pedindo atenção e carinho.
Além disso, siberianos são gatos fortes e robustos, com uma saúde invejável e sem doenças congênitas notáveis. Geralmente, os olhos expressivos são cor de âmbar ou verdes, mas também existem gatos siberianos de olhos azuis. Com exceção do chocolate e violeta, todas as cores de pelo e dos olhos são aceitas. As patas traseiras são ligeiramente mais longas que as dianteiras, por isso suas costas são levemente arqueadas.
Cuidados
Portanto, se você é o tutor de um gato siberiano precisa se dedicar a escovar regularmente seu pelo, para evitar nós e bolas de pelo. Outra dica importante para esta raça é seguir a recomendação de dar o mínimo possível de banhos para preservar a camada de oleosidade protetora, que é impermeável e permite o isolamento do frio. Leve seu gato ao médico veterinário e siga suas orientações sobre estes cuidados. A exemplo, existem também os banhos secos.
Por fim, os gatos siberianos são considerados hipoalergênicos, porque eles não produzem uma proteína chamada “Fel d1”, que é responsável por 80% das alergias aos animais. Por essa razão, essa raça pode ser uma boa escolha para quem sofre de alergias a pelos de animais, mas não abre mão da companhia de um gato lindo e amável.
Veja aqui mais benefícios de se ter um gatinho em casa!