A tendinite, tenossinovite ou síndrome de Quervain é uma inflamação desencadeada por um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, na zona onde atravessam uma bainha fibrosa espessa, que constitui o primeiro compartimento extensor do punho.
Sintomas
Caracteriza-se pela dor e tumefação dos tendões no lado do punho referente ao polegar. A inflamação espessa a bainha tendinosa e promove a constrição do tendão, em seu deslizamento na bainha. Isso pode causar um fenômeno de “estralo” quando o paciente movimenta o polegar.
Causas
Embora as causas sejam desconhecidas, na maioria dos casos está associada a excesso de uso em casa e/ou no trabalho. Qualquer atividade que envolva movimento repetitivo do punho e mão pode desencadear e/ou agravar a sintomatologia, como: trabalhos manuais, golfe, tênis, jardinagem, canoagem, digitação, dentre outras. Em outros casos, pode estar associada à artrite reumatoide ou ser desencadeada por algum trauma local que causou maior tensão nos tendões.
Posições viciosas prolongadas ou situações de sobrecarga também podem estar na sua origem. Por este motivo, a tendinite de Quervain está associada a diversas atividades laborais.
Tratamento na síndrome de Quervain
O tratamento inicialmente deve ser conservador e consiste em fazer repouso de atividades desencadeadoras dos sintomas como movimentos repetitivos do polegar, posições viciosas ou sobrecarga sobre o polegar. Pode ser usada uma tala imobilizadora do punho e do polegar que favorece a recuperação.
A prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios pode ser feita. Nos casos mais resistentes, a infiltração local com corticoides, também pode ser útil.
A fisioterapia pode ter algum papel no alivio da inflamação, mas raramente é eficaz de forma isolada. O tratamento conservador tem sucesso se é realizado nas primeiras 6 semanas após o início.
A orientação é consultar um médico para uma avaliação mais completa.