Quem nunca se olhou no espelho após uma noite de sono ou algumas horas de cochilo e percebeu que o rosto ou o colo está todo marcado/amassado? Conhecidas como “sleep lines” ou rugas do sono, essas linhas surgem na pele devido a maneira que dormimos e enquanto dormimos.
O “amassado” da pele pode voltar ao normal ao despertar, principalmente nas mulheres mais jovens. No entanto, no caso de uma pele mais madura, as rugas não desaparecem tão facilmente.
Prevenção das rugas do sono
Existem algumas maneiras de prevenir rugas do sono, que vão desde incluir hábitos no dia a dia, uso de adesivos na pele, mudanças na posição de dormir, até procedimentos estéticos.
Alguns procedimentos são: os preenchimentos e aplicação de ácido hialurônico e bioestimuladores para alisar a pele e para estimulação do colágeno.
O que mais podemos fazer?
- Use travesseiros macios e que se adaptem melhor às curvaturas do rosto.
- Use cremes noturnos potentes que ajudem a hidratação da pele.
- Bioestimuladores de colágeno também são essenciais para evitar e tratar essas rugas.
- Aplique cremes rejuvenescedores na face e no colo sempre no sentido de dentro para fora.
- Aplique filtro solar diariamente nestes locais, para evitar danos adicionais a sua pele.
- Tente se habituar a dormir de barriga pra cima, caso você não tenha restrições médicas para tal. Ou pelo menos não dormir de barriga para baixo ou sempre para o mesmo lado.
- Uma opção é trocar seu jogo de cama por tecido de seda ou cetim, que diminuem o atrito.
O que piora as rugas do sono?
- Tabagismo.
- Exposição solar.
- Status hormonal, ou seja, menopausa.
- Passagem natural do tempo, com diminuição das fibras colágenas e elásticas que deixarão a pele mais fina e mais propensa à formação de rugas.
Veja também: 3 formas de cuidar melhor da saúde da pele.