Um novo pagamento do Bolsa Família será creditado nas contas de 21,4 milhões de famílias a partir da próxima sexta-feira, dia 17.
Embora o calendário completo de novembro já tenha sido divulgado, as famílias estavam ansiosas para descobrir hoje (10) o valor da parcela por meio da consulta no aplicativo do Bolsa Família.
No entanto, os canais de consulta do programa enfrentam atualmente uma considerável instabilidade, resultando em dificuldades para acessar o aplicativo, alertas de “dados não disponíveis” do Bolsa Família e ausência de atualização das informações referentes ao mês de novembro.
Quando ocorre a atualização da consulta do Bolsa Família? Como é de praxe, a folha de pagamento do Bolsa Família é fechada até o dia 10 de cada mês.
Após esse período, os dados são encaminhados à Caixa para a atualização das informações nos canais de consulta do benefício, incluindo o aplicativo Bolsa Família, o app Caixa Tem e o Portal Cidadão Caixa.
Canal do Bolsa Família no WhatsApp
Desde o início desta sexta-feira, 10, as famílias têm buscado acessar os principais canais de consulta do Bolsa Família para obter detalhes sobre a parcela de novembro.
Além de conhecer o valor do benefício, os beneficiários estão curiosos para saber se tiveram o pagamento bloqueado ou cancelado, considerando as confirmações de novas suspensões.
A tentativa de acessar o serviço, entretanto, tem gerado frustração devido a falhas e ‘bugs’ no sistema, deixando muitas pessoas desapontadas.
Contudo, há uma solução para esse problema: existem outros canais disponíveis para consultar o Bolsa Família.
Consultar o Bolsa Família pelo WhatsApp
Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou o WhatsApp do Bolsa Família, uma plataforma pela qual os beneficiários podem esclarecer dúvidas sobre vários benefícios e receber orientações relacionadas ao programa social.
O “Zap do Bolsa Família” opera de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e oferece atendimento nos fins de semana durante o período de pagamento do Bolsa Família. A consulta pode ser realizada por meio do número +55 61 4042 1552.
Em situações em que alguns beneficiários não conseguiram acessar informações sobre o pagamento de novembro pelos aplicativos da Caixa, estão obtendo detalhes sobre o benefício através do canal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no WhatsApp e também pela Ouvidoria do MDS no Telegram, através do número 121.
Consulta do Bolsa Família por Telefone
Além da alternativa de atendimento pela Ouvidoria do MDS, existem números para ligação que possibilitam a consulta do Bolsa Família. Juntamente com o WhatsApp da Caixa, disponível no número 0800 104 0 104, os participantes do programa têm à disposição os seguintes telefones para realizar consultas:
Telefone 121 do MDS
O canal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está operacional de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e a ligação é gratuita. A consulta pode ser efetuada discando para o número 121 a partir de celular ou telefone fixo.
Aos finais de semana do calendário de pagamento do PBF e feriados, o atendimento ocorre das 10:00 às 16:00.
Central Caixa 111
O atendimento eletrônico no número 111 é destinado ao público do Bolsa Família e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Caixa Cidadão
Outro canal de atendimento da Caixa é pelo número 0800 726 0207. Esse serviço aborda dúvidas sobre abono salarial (PIS), benefícios sociais, FGTS e Cartão Social.
O atendimento humano está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, enquanto o atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia.
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Calendário Bolsa Família de novembro de 2023
O calendário do Bolsa Família 2023 continuará seguindo a ordem de pagamento de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos serão efetuados de segunda a sexta-feira, com um dia de depósito designado para cada grupo.
Uma nova dinâmica de pagamento foi anunciada pela Caixa. Agora, as famílias cujos depósitos são feitos em uma segunda-feira poderão acessar os fundos em suas contas já no sábado anterior.
Da mesma forma que nos anos anteriores, para saber a data em que receberá o benefício, o beneficiário deve consultar o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Em seguida, basta conferir no calendário a data programada para o depósito.
Assim, segue o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família em novembro:
- 17 de novembro – depósito para NIS 1;
- 20 de novembro – depósito para NIS 2;
- 21 de novembro – depósito para NIS 3;
- 22 de novembro – depósito para NIS 4;
- 23 de novembro – depósito para NIS 5;
- 24 de novembro – depósito para NIS 6;
- 27 de novembro – depósito para NIS 7;
- 28 de novembro – depósito para NIS 8;
- 29 de novembro – depósito para NIS 9;
- 30 de novembro – depósito para NIS 0.
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Valor do Bolsa Família de Novembro
As 21 milhões de famílias inscritas no programa começaram a receber o bônus de R$ 150 por filho a partir de março.
Dessa forma, no mês de outubro, o valor médio do benefício alcançou R$ 688,97 para 21,45 milhões de famílias, considerando os seguintes acréscimos:
- Benefício Primeira Infância: R$ 150 destinados a 9,58 milhões de crianças de 0 a 6 anos;
- Benefício Variável Familiar: R$ 50 para 15,6 milhões de jovens de 7 a 18 anos e 632 mil gestantes.
- Benefício Variável Nutriz: R$ 50 para 287 mil famílias com bebês de até 6 meses.
Assim, para as famílias enquadradas na Regra de Proteção, o valor médio do benefício foi de aproximadamente R$ 374,80.
Governo Autoriza o Desbloqueio para Famílias Unipessoais
Os beneficiários pertencentes a famílias unipessoais que efetuaram a atualização cadastral do Bolsa Família até o dia 13 de outubro, cumprindo o prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e solucionando todas as pendências em seu cadastro, já estão sendo contemplados com o desbloqueio em novembro. Assim, esses beneficiários terão o direito de realizar saques retroativos das parcelas que estavam bloqueadas.
Vale ressaltar que um novo prazo para o desbloqueio permanece aberto até 10 de novembro. Então, os beneficiários unipessoais que regularizarem suas pendências até essa data poderão ter o Bolsa Família desbloqueado a partir da folha de pagamento de dezembro.
Como verificar o desbloqueio do Bolsa Família?
Com as mudanças na situação do benefício começando a refletir nos principais meios de consulta, os beneficiários têm a possibilidade de confirmar se o desbloqueio ocorreu por meio do aplicativo do Bolsa Família, do aplicativo Caixa Tem ou no Portal Cidadão da Caixa.
Então, nas redes sociais, relatos de beneficiários já indicam que a consulta ao Bolsa Família mostra as parcelas liberadas para saque, após meses de pagamentos bloqueados.
Consultar o Bolsa Família por Meio do CPF
Além das opções mencionadas anteriormente, estão disponíveis os aplicativos pelos quais o beneficiário pode verificar o Bolsa Família utilizando o CPF. Então, essas plataformas fornecem informações sobre valores, calendário de pagamento e a condição do benefício, indicando se está liberado, bloqueado ou cancelado. Conheça as seguintes alternativas:
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo e site do CadÚnico;
- Portal Cidadão da Caixa;
- Aplicativo Caixa Tem.
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