A consulta ao local de votação para as Eleições 2022 pode ser realizada facilmente por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo.
Ainda mais, vale destacar que o título de eleitor não é obrigatório no dia da votação. No entanto, é usado, principalmente, para consultar a zona e a seção eleitoral.
Porém, se o eleitor não encontrar o documento, existem outras alternativas para resolver essa situação.
A saber, o segundo turno das Eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro em todo o território nacional e em 181 localidades no exterior.
Assim, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.
No entanto, em 12 unidades da Federação, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República.
Consulta ao local de votação
Em primeiro lugar, saiba que para votar, é preciso apenas de um documento oficial com foto. Além disso, as informações sobre o local de votação estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no aplicativo e-Título no celular.
Inclusive, a consulta está atualizada com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo, o chamado voto em trânsito.
Para quem não acompanhou, entre julho e agosto deste ano, a Justiça Eleitoral abriu a possibilidade para o cadastro do voto em trânsito. Assim, o cidadão que sabe que estará fora de sua cidade no dia da eleição, pode pedir para votar em outra capital ou cidade com mais de 100 mil eleitores.
Como confirmar o local?
Vamos lá! Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar Eleições 2022. Em seguida, selecione a opção “Consulta ao local de votação”.
Depois, basta pesquisar pelo nome, número do título de eleitor ou CPF. Informe ainda a sua data de nascimento e o nome completo da mãe. Então, é só acionar o botão “Consultar”.
Desse modo, a página irá exibir os dados completos do seu local de votação, com a seção, zona eleitoral e endereço.
Confira também: CAIXA TEM: Pediu o consignado Auxílio Brasil e ainda está “em processamento”?
Aplicativo também mostra o local de votação
Por fim, cabe orientar que o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo no início do menu, abaixo do nome do eleitor, na opção “Onde votar”.
Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.
Quer saber como ter acesso ao app? Ele está disponível gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Chatbot do WhatsApp
Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação.
E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp.
No menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”.
A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Veja ainda: PIS do ano-base 2020 foi pago para 25 milhões de trabalhadores; veja até quando receber