Se você quer investir o seu dinheiro nas principais empresas do mundo, você não precisa abrir conta em corretoras americanas. Para fazer isso, e proteger o seu dinheiro da variação do dólar, é possível usar alguns ETF que replicam a bolsa americana. Por isso, assim como o NASD11, o IVVB11 pode ser uma excelente fonte de proteção aos seus investimentos.
Com ele, você investe nas 500 maiores empresas da bolsa americana e consegue diversificar dentro de um ativo único. Além disso, há menos burocracias na hora do investimento, o que é sempre uma boa vantagem na hora de começar a investir fora do Brasil. Por isso, vamos explicar o que é o IVVB11 e detalharemos os detalhes que você deve olhar antes de ver se esse ativo serve para você.
O que é o IVVB11?
O IVVB11 é um ETF que replica, com a maior exatidão possível, o rendimento do S&P 500. Contudo, em vez de replicar o retorno em dólares, ele busca replicar o retorno em reais. Em tese, ele investe nas empresas americanas, ao mesmo tempo em que protege você de possíveis altas do dólar. Por isso, ele é um dos ETF mais populares da bolsa, contando com inúmeros cotistas.
Em sua carteira, o IVVB11 investe no ETF americano IVV, que replica o S&P 500 no mercado americano, ou seja, em dólar. Por isso, é um ETF que investe em outro ETF e isso é bastante importante. Na prática, o investidor compra, indiretamente, as 500 principais empresas do mercado americano. Dentre essas empresas, estão gigantes mundiais, como Google, Meta, Apple, Tesla, Netflix e Amazon. Com isso, você tem uma segurança bem maior ao investir nesses produtos. A ideia é que as maiores empresas são mais seguras, dado que são líderes de mercado e têm diversas vantagens em relação a outras empresas.
Além disso, investir no IVVB11 é extremamente fácil. Basta entrar no site da sua corretora e efetuar a ordem de compra. Depois disso, basta observar a variação do ativo, seguindo a sua própria estratégia de investimentos. Por conta dessa praticidade, o ETF é usado por muitos fundos profissionais de investimentos, incluindo fundos brasileiros.
O que você deve observar?
Apesar de ser um dos melhores ETF da bolsa, segundo analistas, o IVVB11 tem alguns detalhes importantes de serem observados. Aqui, destacamos as taxas que o investidor pagará ao investir nesses ativos, bem como nas desvantagens em relação ao próprio índice americano S&P 500.
Sobre as taxas, o fundo tem a incidência de duas. Uma é a taxa de administração cobrada pela gestora Black Rock. Ela é de 0,23% ao ano. Contudo, o IVVB11 investe no ETF americano, que tem uma taxa de 0,03% ao ano. Com isso, o investidor paga uma taxa aproximada de 0,26% ao ano apenas para ter o ETF em carteira. Apesar disso, é uma taxa bastante baixa em relação ao resto do mercado.
Por outro lado, se você tem o objetivo de bater os rendimentos do mercado americano, com o IVVB11 você não conseguirá. Isso porque o ETF replica o rendimento, mas nunca rende acima da bolsa americana. Por isso, essa não é uma forma para quem quer rendimentos acima do S&P 500.