O maior banco da América Latina, o Itaú, apresentou problemas em seus sistemas nesta quinta-feira (03) pela manhã. Usuários do banco informam que valores sumiram de suas contas. Por outro lado, outros afirmam que receberam dinheiro indevidamente pelo banco. A instituição afirma que está analisando o ocorrido e deve normalizar tudo em breve. Contudo, isso abala a confiança do consumidor e influenciadores começaram a sugerir a retirada dos valores do banco.
Em nota, o Itaú disse que há “intermitências” nos sistemas e que as equipes de tecnologia já estão atuando. O fato levou o banco aos assuntos mais falados do Twitter, com milhares de post criticando a empresa. Até agora, o banco não relatou nenhum prejuízo real.
O que aconteceu no Itaú?
Clientes do banco Itaú acordaram assustados com divergências fortes em seus saldos. No início do dia, foram diversos os casos de pessoas que registraram resgates indevidos em suas contas. Além disso, outros clientes alegam terem recebido transferências em suas contas de valores inexplicáveis. Até agora, alguns valores já voltaram às contas originais.
Com isso, clientes perdem a confiança no banco. Isso porque os valores que, em tese, estariam seguros, foram movimentados sem qualquer autorização dos titulares das contas. Em nota, o Itaú informou que o banco está cuidado do caso e que as equipes responsáveis já estão atuando. Contudo, eles podem precisar de tempo. Isso porque o banco tem mais de 56 milhões de correntistas. “O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível“, diz a nota do banco.
Nas redes sociais, a notícia virou assunto. Por lá, usuários do Twitter mostraram diferentes acontecimentos em suas contas. Todos eles relacionados aos valores da conta corrente, onde uns afirmam que o dinheiro voltou, enquanto outros ficaram indignados com o sumiço de valores.
O que fazer agora?
Com o susto, muitos clientes dizem que vão retirar os valores do banco e encerrar suas contas. Contudo, isso não é uma ação que precisa ser imediata, dado que a segurança dos dados não foi comprometida. Além disso, o Itaú segue diversos parâmetros de segurança, sendo reconhecido pelas práticas em cibersegurança.
Por conta disso, analistas afirmam que não é preciso encerrar as contas. Isso porque erros dessa magnitude não devem ocorrer com frequência. No caso do Itaú, não deve voltar a acontecer novamente, dado o histórico da instituição de resolver casos mais graves. Ainda, o Banco Central possui regras rígidas em relação à segurança do usuário em instituições financeiras.
Contudo, se você não se sentir seguro com o banco, o ideal é buscar uma outra instituição. Bancos digitais podem ser a solução perfeita, dado que não precisam de muitos documentos para a abertura de conta, além da praticidade para isso. Além disso, você pode recorrer a carteiras digitais, como PicPay, que tem mais serviços que o próprio Itaú em seu aplicativo.
O meu aparelho está com defeito o receptor que liga na antena o fio dele esta solto