Para muitos investidores, a gestão equilibrada e estratégica de um portfólio de investimentos pode ser uma tarefa complexa. No entanto, o Itaú está facilitando a jornada dos clientes ao oferecer a opção de carteira automatizada através da Itaú Corretora, disponível para todos os segmentos de investidores.
Essa funcionalidade permite que os investidores sigam as recomendações dos times de especialistas e analistas do Itaú Unibanco e do Itaú BBA. Assim, as mudanças e atualizações de ativos recomendados são realizadas automaticamente, tornando o processo mais prático e conveniente.
Em resumo, o desenvolvimento da carteira automatizada atende à demanda de clientes interessados em investimentos em renda variável, mas que preferem não lidar diretamente com as alocações e o rebalanceamento periódico das posições devido à complexidade do mercado.
Praticidade para investidores
O serviço foi criado com transparência e praticidade em mente. Nesse sentido, ele destaca que a carteira automatizada é a porta de entrada para clientes que desejam ingressar no mercado de investimentos em renda variável. Também para aqueles que, por falta de tempo, preferem seguir as recomendações da equipe de Research do Itaú. Uma característica diferenciada desse serviço é que ele realiza o rebalanceamento apenas quando as condições de mercado o justificam, não seguindo uma periodicidade fixa. Então, isso evita custos desnecessários de corretagem para os investidores e reflete o compromisso do Itaú com a satisfação dos clientes.
Outro ponto relevante é que os clientes podem ingressar no serviço em qualquer momento do mês, não se limitando apenas ao início, o que garante que não percam boas oportunidades de retorno.
Itaú oferece duas carteiras automatizadas
O Itaú oferece duas carteiras automatizadas. A primeira é a Top 5, composta pelas cinco principais ações escolhidas pela equipe de Research do Itaú BBA. Logo, essa carteira visa a valorização e desempenho dos ativos, alcançando uma rentabilidade de 31,55% em 2022, sendo reconhecida como a melhor do mercado no ano e com o segundo melhor desempenho nos primeiros seis meses de 2023.
Além da Top 5, o Itaú também disponibiliza a Carteira Dividendos, que inclui cinco ações de empresas com altos índices de distribuição de dividendos.
Essa carteira é uma opção para investidores que buscam um portfólio com foco na geração de caixa. Desde sua criação em janeiro de 2012, o desempenho acumulada da Carteira Dividendos é de 332%, em comparação com o desempenho de 108% do índice Ibovespa.
Investimento mínimo para adesão a carteira automatizada
Para aderir à Carteira Automatizada, o valor mínimo de investimento é de R$10 mil, sendo distribuído entre as cinco ações recomendadas. Então, a cada rebalanceamento, a carteira automatizada realiza ajustes nas posições das ações para manter um percentual igualitário entre elas, além de efetuar as entradas e saídas de determinados ativos.
O Itaú oferece taxa zero de corretagem em ações, BDRs, ETFs. Também, opções para clientes que realizam negociações exclusivamente através dos canais digitais no home broker da Itaú Corretora ou pelo aplicativo íon Itaú.
As aplicações automáticas através do serviço Carteira Automatizada possuem um custo de 0,5% sobre o volume de compra na adesão e nos rebalanceamentos, seguindo a prática de mercado. Após a aplicação, os clientes podem acompanhar todos os detalhes de suas posições através do app íon Itaú.