Na última sexta-feira, 8, o Itaú informou que adquiriu parte da corretora americana Avenue e que pretende ter controle da instituição em até 2 anos. Lançada em 2018 e com 229 mil clientes ativos, a corretora presta serviços para investidores brasileiros que querem comprar ações diretamente no mercado americano.
Com a aquisição, o Itaú aumenta ainda mais as chances de popularizar essa forma de investimentos no Brasil. Além disso, a Avenue possui outros serviços que prezam pelo baixo custo e pela eficiência para os clientes.
O que a Avenue faz?
A Avenue é uma corretora americana voltada para o público brasileiro. Atualmente, com mais de 229 mil clientes ativos, a corretora presta diversos serviços por aqui, com suporte em português e tarifas mais baixas que a média do mercado. Recentemente a corretora viu a entrada de uma nova concorrente, a Nomad, mas acionistas ainda acreditam no futuro da companhia.
O principal serviço da Avenue é ter uma plataforma para que investidores comprem ações diretamente no mercado americano. Contudo, para fazer isso, o investidor precisaria ter dólares. Com isso, a fintech também permite que os clientes façam câmbio com taxas menores, usando o dólar comercial e um IOF menor que o cobrado no cartão de crédito, por exemplo.
Para quem gosta de viajar para o exterior, a Avenue também conta com um cartão de débito internacional, que faz as transações em dólar, com custos mais baixos, e sem burocracias. Dessa forma, você não precisa carregar dinheiro em espécie e também não precisa utilizar casas de câmbio que cobram tarifas altas.
O valor da compra não foi divulgado, mas analistas dizem que o Itaú avaliou a Avenue em R$1,4 bilhão. Segundo eles, o valor não é relevante e parece um pouco acima do que a empresa realmente deveria valer. De qualquer forma, a Avenue agora faz parte do maior banco da América Latina.
Vale a pena investir em ações americanas?
Diante da compra da Avenue pelo Itaú, clientes se perguntam se vale a pena investir em ações americanas. A resposta não é precisa, dado que, como todo investimento, essa categoria possui pontos positivos e pontos negativos. Dessa forma, é preciso entender o seu caso para analisar se vale a pena, ou não, para você.
De forma geral, pela Avenue ou por outra corretora, investir no mercado americano é simples. Você pega seus dólares e compra os ativos. O ponto negativo está no câmbio, que tem incidência de impostos. Além disso, a tributação dos dividendos por lá é bastante forte e podem chegar a 40% do total investido. Por isso, é preciso estudar a tributação antes de começar qualquer negócio por lá.
Por outro lado, a Avenue permite que você tenha ações diretamente nos Estados Unidos. Dessa forma, você se protege do Risco-Brasil e tem dinheiro fora do país para casos de emergência. Assim, essa é uma excelente forma de diversificar o seu patrimônio na maior economia do mundo. Vale lembrar que também é preciso diversificar os investimentos fora do país para ter maior segurança.